Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

Aumento do número de casos da doença na cidade e alta taxa de ocupação de leitos de UTIs motivaram a decisão

Prefeito de Anápolis determina quarentena de 10 dias no município

05/03/2021, às 06:00 · Por Izabella Vilella

A Prefeitura de Anápolis publicou decreto com medidas de restrição para conter o avanço da Covid-19. O prefeito do município, Roberto Naves (PP), anunciou quarentena de dez dias, a partir desta sexta-feira, 5. De acordo com ele, as medidas deixam de valer no dia 15, independente do cenário. "Aí voltamos para a matriz de risco", frisou. Será permitido o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais; dentre eles unidades de saúde com atendimento de urgência e emergência, supermercados, farmácias, agências bancárias e indústrias relacionadas à saúde, higiene e alimentação.  

A decisão de estabelecer quarentena para esse período foi tomada com o apoio de uma equipe técnica formada por profissionais da área de saúde. A discussão foi colocada em pauta após o aumento do número de casos da doença na cidade e, também, em razão da alta taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

“Se nada for feito, agora, dentro de poucos dias, nossa rede de saúde vai colapsar e seremos obrigados a ver moradores de Anápolis perderem a vida sem que tenham tido tratamento adequado para a doença. Precisamos da colaboração de todos para que a gente possa conseguir salvar centenas de vidas e evitar que pessoas morram sem atendimento”, conclamou.

Divergências sobre a Covid-19

No mesmo dia em que Roberto Naves determinou medidas restritivas severas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou com veemência a defesa por isolamento e a paralisação das atividades econômicas. As declarações foram dadas pelo presidente durante cerimônia realizada em São Simão para a inauguração de um trecho da Ferrovia Norte-Sul. 

Naves é um dos prefeitos mais bolsonaristas do estado e foi o único a receber apoio declarado do presidente na última campanha eleitoral. Questionado sobre as falas de Bolsonaro, o prefeito disse que “não está preocupado com a opinião de ninguém” e sim com a quantidade de pessoas que pode salvar. 

Apesar das divergências em relação a medidas de gestão para conter o avanço da pandemia, Roberto Naves disse que segue como aliado de Jair Bolsonaro e que continua defendendo a reeleição do presidente no pleito de 2022. 


Covid-19 Quarentena Anápolis Roberto Naves Jair Bolsonaro
P U B L I C I D A D E