Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

No novo cálculo foi incluído um indicador específico para a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede estadual por região ou macrorregião nos últimos sete dias

17 regiões de Goiás estão em situação de calamidade quanto à Covid-19

01/03/2021, às 10:30 · Por Eduardo Horácio

Novo mapa de calor do risco de Covid-19 no Estado só deixa 11 municípios fora do vermelho, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). 

A fórmula foi refeita com seis indicadores, dá maior peso para a procura e ocupação de leitos de UTI, colocando 17 das 18 regiões de Goiás em situação de calamidade e uma crítica. 

O relatório anterior indicava apenas uma de calamidade, 11 críticas e 6 em alerta (a menos grave). O secretário de saúde, Ismael Alexandrino, ressalta que a nova conta reflete com maior precisão o quadro atual da epidemia.
 
“A SES-GO retirou da conta o indicador com a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria, pois estes nunca estiveram com perigo de sobrecarga e são mais fáceis de abrir do que os de UTI, tanto em estrutura como em equipe médica”, comentou. 

O principal critério avaliado é o de UTIs, que reflete a pressão do sistema. O mapa de calor da Covid-19 em Goiás é dividido em três níveis, aos quais são atribuídas situações: do amarelo/alerta ao vermelho/calamidade, passando pelo laranja/crítico, conforme a análise de seis indicadores, sendo metade relacionada ao contágio pelo coronavírus e metade à sobrecarga no sistema de saúde público e privado. 

No novo cálculo foi incluído um indicador específico para a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede estadual por região ou macrorregião nos últimos sete dias. Para que ele fique no amarelo, é preciso que a taxa esteja abaixo de 70%. Já no vermelho, tem de passar de 85%. Também houve uma mudança no indicador a respeito de solicitações feitas pelos municípios à rede estadual para leitos de UTI. 

Em vez de “variação”, a fórmula considera a “incidência” dos pedidos. Isso porque de uma semana para outra pode haver uma variação para baixo, mas a incidência continuar alta. 
A região “menos grave” é a Nordeste II, que envolve 11 cidades, entre elas Posse, Iaciara e São Domingos.

É a única que aparece com a cor laranja no mapa. Isso porque apesar de a taxa de ocupação dos leitos de UTI estaduais estar acima de 90% e os gerais (públicos e privados) em 90%, não teria havido pedidos de novas internações nos últimos 7 dias e nem novas mortes.

Covid-19 Goiás Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E