P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Reprodução

Para este ano, a BR-153 de Anápolis a Aliança do Tocantins (TO) tem leilão previsto para abril deste ano.

Atrapalhada pela pandemia, agenda de leilões de estatais é retomada em Goiás

08/02/2021, às 12:12 · Por Eduardo Horácio

A agenda de leilão ou abertura de capital dos governos federal e estadual prevê ao menos quatro ativos em Goiás, ate 11 que estavam em estudo para oferta à iniciativa privada, das quais apenas duas avançaram e foram finalizadas. 

Segundo a jornalista Katherine Alexandria de Popular, os outros foram adiados para 2021 e 2022, quando é esperado um cenário econômico mais favorável para atração de investimento estrangeiro e o arrefecimento dos danos provocados pela pandemia do coronavírus. 

Em Goiás, podem avançar dois projetos complexos, a venda da Celg Geração e Transmissão (Celg GT) e oferta pública inicial (IPO) de ações da Saneago, o que foi aprovado em 2019 pela Assembleia Legislativa. Além desses dois projetos, há autorização também para venda da Metrobus, Indústrias Químicas do Estado de Goiás (Iquego), Agência Goiana de Gás Canalizado (Goias Gás) e Goiás Telecomunicações (GoiasTelecom). 

Segundo dados do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da União, do que impacta o Estado, o governo federal só concluiu as concessões de direito exploratório de minérios em Bom Jardim de Goiás e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).

A construção desta última entrou como contrapartida na prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas para a Vale. O trecho goiano a partir de Mara Rosa, no Norte, em direção a Água-Boa (MT) tem licença para obras e carrega promessas desde 2010 de escoar especialmente a produção de soja em direção aos principais portos do País. 

Na área da infraestrutura, entre as demandas também antigas, mas que não evoluíram, estão as relicitações de rodovias. É o caso da BR-040, em que a atual concessionária assinou processo de devolução no ano passado, mas ainda vai demorar até 2022 para que uma nova empresa venha a assumir. Para este ano, a BR-153 de Anápolis a Aliança do Tocantins (TO) – que sob administração da Galvão teve a caducidade da concessão decretada em 2017 – tem leilão previsto para abril deste ano.

Outro leilão que já tem data é o do Aeroporto Internacional de Goiânia. A previsão é de que ocorra no dia 7 de abril a oferta do bloco central, em que está o ativo goiano. O restante, que inclui novos trechos de rodovias a serem concedidas, está no cronograma para o ano que vem. Fonte do Ministério da Economia explicou à reportagem que muitos processos pararam por conta da pandemia, porque dependiam de estudos de viabilidade e a questão fiscal contribuiu para frear a agenda.


Governo de Goiás Governo Federal Privatização
P U B L I C I D A D E