P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/09/24
Matérias
Foto: Divulgação

Nion Albernaz foi três vezes prefeito em Goiânia, duas pelo voto direto: uma com o apoio do governador e outra em oposição ao governador

Desde 1988 o governador não consegue eleger um prefeito em Goiânia

29/11/2020, às 20:00 · Por Eduardo Horacio

Mais uma vez o eleitor goianiense mostrou que é oposição ao governador do Estado, seja ele qual for. Desde 1988, exatos 32 anos atrás, um governador não consegue se eleger um prefeito aliado na capital Goiânia. Desde a redemocratização e a volta das eleições diretas em Goiânia, em 1985, apenas nos dois primeiros pleitos o goianiense elegeu um prefeito apoiado pelo governador: Daniel Antônio (em 1985), apoiado pelo então governador Iris Rezende, e Nion Albernaz (em 1988) apoiado por Henrique Santillo. Ainda assim, ambas as vitórias foram apertadas diante dos adversários Darci Accorsi e Pedro Wilson, respectivamente, com margem inferior a 5 pontos porcentuais.

De 1992 em diante, apenas adversários dos governadores de plantão foram eleitos prefeitos em Goiânia. Em 1992 o PT elegeu Darci Accorsi contra o candidato do governador, que era Sandro Mabel (MDB). Em 1996, o candidato do governador era Luiz Bittencourt (MDB), que perdeu para Nion Albernaz (PSDB). Em 2000, nova vitória do PT, desta vez com Pedro . A candidata do governador Marconi Perillo (PSDB) era Lúcia Vânia (PSDB), que terminou em terceiro lugar.

Em 2004, o governador Marconi foi novamente derrotado, com Iris Rezende (MDB) se elegendo prefeito. Sandes Júnior (PP) nem para o segundo turno foi. Em 2008, repetição do cenário de 2004: Iris reeleito já no primeiro turno e o candidato do governador Alcides Rodrigues (PP) era Sandes Júnior. Em 2012, o candidato do governador Marconi Perillo (PSDB) era Jovair Arantes (PTB), que foi derrotado já no primeiro turno. O vencedor foi Paulo Garcia (PT). Em 2016, o governador Marconi apoiou Vanderlan e Iris venceu a eleição. Agora em 2020 o governador é Caiado e o candidato era novamente Vanderlan, que perdeu para Maguito Vilela, do MDB. 


Eleições 2020 Maguito Vilela Vanderlan Cardoso Nion Albernaz Darci Accorsi Pedro Wilson Paulo Garcia PT MDB PSDB Iris Rezende Henrique Santillo Marconi Perillo Alcides Rodrigues Jovair Arantes Sandes Júnior Luiz Bittencourt Sandro Mabel