Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução/Google Trends

Uma consulta ao Google Trends mostra que houve um disparo na busca por “Maguito morreu” no Google nas últimas 24 horas de campanha no segundo turno

Qual a causa da diminuição da diferença entre Maguito e Vanderlan na reta final?

29/11/2020, às 19:36 · Por Eduardo Horacio

 Terminada a eleição, com vitória de Maguito Vilela (MDB) por uma diferença de 5,2 pontos porcentuais sobre seu adversário Vanderlan Cardoso (PSD), uma das perguntas mais feitas neste domingo, 29, foi: qual a causa do resultado mais apertado? Maguito caiu ou Vanderlan subiu na reta final? Por que nenhuma pesquisa da última semana da eleição conseguiu prever o resultado mais apertado?

Uma das prováveis causas é o estado de saúde de Maguito Vilela, na UTI em São Paulo, acometido desde outubro pela Covid-19. Não só o estado de saúde, mas o uso que pode ter sido feito nas últimas horas do segundo turno: uma consulta ao Google Trends mostra que houve um disparo na busca por “Maguito morreu” no Google nas últimas 24 horas de campanha no segundo turno.

Por que houve esse “aumento repetindo”, termo que o próprio Google usa, para essa busca de pesquisa tão mórbida e justamente na véspera da eleição? Provavelmente boatos de última hora, talvez disparados por WhatsApp, talvez por meios tradicionais. Ninguém pode afirmar ainda se foi algo orgânico ou coordenado por alguém. Cabe à Justiça Eleitoral investigar. 


Eleições 2020 Maguito Vilela Vanderlan Cardoso Google Trends Trends Google Disparado em Massa WhatsApp
P U B L I C I D A D E