P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

À mesa: Vanderlan Cardoso (PSD-GO, Eduardo Gomes (MDB-TO) e o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), a quem Vanderlan defendeu em áudio no WhatsApp

CNN: Rejeições de Talles Barreto e de Vanderlan sobem acima da margem de erro

12/11/2020, às 17:53 · Por Eduardo Horacio

Nova rodada da pesquisa do Instituto RealTime Big Data, em parceria com a CNN Brasil, mostra crescimento da rejeição de Talles Barreto (cresceu 6 pontos em 8 dias) e de Vanderlan Cardoso (subiu 4 pontos em 8 dias), faltando 3 dias para a eleição de 15 de novembro. O crescimento de ambas as rejeições é acima da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. 

O crescimento da rejeição de Talles coincide com o aparecimento do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) em seu programa eleitoral. Entre a rodada anterior e esta rodada, durante duas noites e duas tardes, Marconi estrelou sozinho o programa de Talles. Marconi, como se sabe, ainda é muito rejeitado pelo eleitorado goiano. 

A subida da rejeição de Vanderlan se deve, provavelmente, à popularização de dois fatos: 1) o vídeo em que ele prometeu, em 2018, ficar os oito anos no Senado e não ser candidato a prefeito em 2020; 2) o áudio vazado no WhatsApp em que ele faz a defesa do senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca. 

Números
Veja abaixo a rejeição aos candidatos, que são aqueles que os entrevistados disseram que não votariam. Nesta pergunta é possível escolher mais de um candidato ao mesmo tempo:

Vanderlan Cardoso (PSD): 19% (subiu 4 pontos porcentuais)

Maguito Vilela (MDB): 19% (manteve o índice da rodada anterior)

Major Araújo (PSL): 18% (subiu 4 p.p.)

Adriana Accorsi (PT): 18% (caiu 3 p.p.)

Talles Barreto (PSDB): 14% (subiu 6 p.p.)

Elias Vaz (PSB): 14% (subiu 3 p.p.)

Virmondes Cruvinel (Cidadania): 13% (subiu 2 p.p.)

Samuel Almeida (PROS): 12% (subiu 4 p.p.)

Professor Antonio (PCB): 12% (subiu 4 p.p.)

Manu Jacob (PSOL): 11% (subiu 1 p.p.)

Gustavo Gayer (DC): 11% (subiu 1 p.p.)

Fabio Junior (UP): 11% (subiu 3 p.p.)

Dra. Cristina (PL): 11% (caiu 1 p.p.)

Alysson Lima (Solidariedade): 11% (subiu 2 p.p.)

Vinicius Gomes (PCO): 10% (subiu 2 p.p.)

Cristiano Cunha (PV): 10% (subiu 2 p.p.)

Registro

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número de registro GO03759/2020. Os dados foram coletados nos dias 10 e 11 de novembro de 2020. A pesquisa, quantitativa, foi feita por telefone, com entrevistadores humanos, em uma amostragem de 1.050 entrevistados, estatisticamente representativa dos eleitores da cidade. O nível de confiança é de 95%.


CNN Pesquisa CNN Brasil RealTime Big Data Big Data Chico Rodrigues Eleições 2020 Maguito Vilela Vanderlan Cardoso Adriana Accorsi Major Araújo Alysson Lima Elias Vaz Talles Barreto Gustavo Gayer Manu Jacob
P U B L I C I D A D E