Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

O juiz "requereu a concessão de tutela de urgência para que seja determinada a suspensão da propaganda, sob pena de multa, bem como, sejam intimadas as emissoras de rádio e TV para retirada da referida propaganda"

Justiça determina que Vanderlan deixe de divulgar pesquisa velha, que induz eleitor a erro

03/11/2020, às 16:15 · Por Eduardo Horacio

A campanha de Vanderlan Cardoso (PSD) deverá cessar a divulgação de resultado da pesquisa do instituto Real Time Big Data/CCN, em que mostra na propaganda eleitoral dados desatualizados como forma de indicar vantagem. A decisão da Justiça Eleitoral considera que a informação induz os eleitores a erro, já que este nem sequer é o último levantamento do instituto, como informava erroneamente a propaganda do candidato. A pesquisa Real Time Big Data que estava sendo levada ao ar foi a campo nos dias 14 e 15 de outubro, ou seja, três semanas atrás. O próprio instituto fez pesquisas mais recentes e outros institutos, também com dados mais recentes, mostram números bem diferentes. 

Na decisão desta segunda-feira, 2 de novembro, o juiz Jesseir Coelho de Alcântara anotou que “as regras inerentes à propaganda devem ser seguidas sob pena de ser submetidas ao controle pela Justiça Eleitoral, de modo a se coibir abusos e manter o equilíbrio na disputa do pleito”. O juiz ainda determinou que sejam notificadas por e-mail todas as emissoras de rádio e TV para que não veiculem a propaganda.

O juiz "requereu a concessão de tutela de urgência para que seja determinada a suspensão da propaganda, sob pena de multa, bem como, sejam intimadas as emissoras de rádio e TV para retirada da referida propaganda. Pleiteia ainda que seja determinado a perda em dobro do tempo no horário eleitoral gratuito". 


Pesquisa Eleitoral Pesquisa Real Time Big Data Vanderlan Cardoso Eleições 2020 Justiça Eleitoral Jesseir Coelho de Alcântara CNN
P U B L I C I D A D E