P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Reprodução/Diário da Manhã

Ressalte-se: a pesquisa Grupom tenha sido divulgada de dois a três dias antes do Ibope - e não na véspera, como o instituto nacional fez.

Última pesquisa Grupom apontou empate técnico entre Iris e Vanderlan em 2016

08/10/2020, às 22:00 · Por Eduardo Horacio

Faltando três dias para o segundo turno da eleição de 2016, disputada entre Iris Rezende (MDB) e Vanderlan Cardoso, o Grupom divulgou a última rodada de sua pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Goiânia. Segundo o instituto, havia na época um empate técnico entre os candidatos, mesmo com, dias antes e dias depois, Serpes e Ibope darem números bem diferentes - com vantagem maior a favor de Iris, números que acabaram confirmados nas urnas. 

Segundo o Grupom, as intenções de voto apuradas entre 20 e 23 de outubro apontavam 51,9% para Iris e 48,1% para Vanderlan, nos votos válidos, uma diferença de 3,8 pontos. Nas urnas, a diferença foi de 15,5 pontos porcentuais. Embora, ressalte-se, a pesquisa Grupom tenha sido divulgada de dois a três dias antes do Ibope - e não na véspera, como o instituto nacional fez. 

O resultado nas urnas, três dias depois, foi 57,7% para Iris e 42,3% para Vanderlan. A última pesquisa Ibope antes das eleições apontava números bem semelhantes aos encontrados nas urnas: 57% para Iris e 43% para Vanderlan. 



Iris Rezende Vanderlan Cardoso Eleições 2020 Eleições 2016 Pesquisa Grupom
P U B L I C I D A D E