Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

A ex-deputada tem 4,4 pontos porcentuais de vantagem sobre o atual prefeito Pedro Fernandes (PP), candidato à reeleição, que surge com 26,9% das indicações

Pesquisa Diagnóstico: Vanuza Valadares lidera disputa em Porangatu com 31,3%

01/10/2020, às 00:01 · Por Eduardo Horácio

A campanha eleitoral em Porangatu, no norte do Estado, começa com a ex-deputada Vanuza Valadares (Podemos) como favorita a vencer a disputa pela prefeitura local. A pesquisa do Instituto Diagnóstico mostra Vanuza em primeiro lugar nas simulações espontânea e estimulada, além de ter menor rejeição entre os postulantes mais competitivos. Ela conta também com o apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Vanuza Valadares tem com 31,3% das intenções de voto na simulação estimulada – quando o eleitor recebe uma cartela com os nomes dos candidatos. A ex-deputada tem 4,4 pontos porcentuais de vantagem sobre o atual prefeito Pedro Fernandes (PP), candidato à reeleição, que surge com 26,9% das indicações. Em 2016, Fernandes foi eleito pelo PSDB com apoio do então governador Marconi Perillo, mas trocou de legenda este ano para tentar se livrar do desgaste dos tucanos em Goiás.

Candidato do MDB, o empresário Márcio Luís está em terceiro lugar com 24,9% das menções dos eleitores de Porangatu. Separados por apenas 2 pontos porcentuais, tecnicamente, Márcio e Pedro Fernandes estão empatados em segundo lugar. Também candidato, José Uilton (PT) é citado por 2,5% dos entrevistados. Entre os eleitores, 7,2% seguem indecisos e outros 7,2% informaram que votarão branco ou nulo.

O levantamento do Instituto Diagnóstico ouviu 402 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro, aferindo o quadro eleitoral já após as convenções partidárias. A margem de erro é 4,9 pontos porcentuais.

Espontânea e rejeição

A ex-deputada Vanuza Valadares também está em primeiro lugar na pesquisa espontânea – quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos. A candidata do Podemos tem 26,4% das intenções de voto no levantamento do Instituto Diagnóstico. Mesmo sem mandato, a candidata do Podemos surge à frente do atual prefeito.

O prefeito Pedro Fernandes tem a preferência de 25,9% dos entrevistados, seguido pelo empresário Márcio Luís, com 23,4% das citações. Em quarto lugar, José Uilton tem 2,7% das menções espontâneas.  Na espontânea, 15,2% dos entrevistados seguem indecisos e outros 6,2% informaram que devem anular o voto.

Se ostenta o segundo lugar na preferência do eleitor, Pedro Fernandes é líder absoluto em um quesito da pesquisa: o de rejeição. Entre os entrevistados, 31,8% informaram que não votariam no atual prefeito em nenhuma hipótese. O candidato do PT, José Uilton, é preterido por 23,1%, enquanto Vanuza Valadares tem rejeição de 18,7%. Não votariam em Márcio Luís 11,9%. 

A pesquisa foi realizada entre 26 e 27 de setembro, com 402 eleitores. A margem de erro é de 4.9 para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo GO-05382/2020.

Leia Mais:

Porangatu: prefeito Pedro Fernandes  é mal avaliado por 30,1% dos eleitores

Pesquisa Diagnóstico: Saúde, Desemprego e Asfalto são os principais problemas de Porangatu 




Porangatu Vanuza Valadares Podemos Eleições 2020 Pesquisa Eleitoral
P U B L I C I D A D E