Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

A CBF elaborou um estudo que, aprovado pelo Ministério da Saúde, sugere a permissão de lotação de até 30% da capacidade total dos estádios

Ronaldo Caiado manifestou-se contra o retorno de torcidas em estádios

25/09/2020, às 17:07 · Por Pedro Lopes

O governador Ronaldo Caiado manifestou-se contra o retorno de torcida presente em estádios durante partidas em Goiás em razão da pandemia. Caiado, que também é médico, alerta que o momento epidemiológico corrente não favorece estes tipos de evento, onde ocorre foco de transmissão em massa. Para ele, o risco de uma eventual nova onda de surto pode gerar colapso no sistema de saúde, uma vez que a população ainda não foi vacinada.

“Precisamos ter passos graduais, mas sem comprometer a estrutura hospitalar. Se vier um quadro de uma curva de contaminação mais grave, nosso suporte pode ficar a desejar. Podemos ir gradualmente, depois que nossa curva em Goiás mostrar uma queda. Estamos num platô. Não estamos ainda numa queda. Eu pediria a todos para aguardar nosso quadro entrar na descendente para aí sim avançarmos em algum tipo de presença maior de público em eventos”, afirmou

No caso de eventos musicais, ele também defende a mesma precaução: a da espera. “Estamos buscando alternativas”, disse. A CBF elaborou um estudo que, aprovado pelo Ministério da Saúde, sugere a permissão de lotação de até 30% da capacidade total dos estádios. “O problema não é ter 30%. Se você tiver 30% e todo mundo aglomerado, está contaminando todo mundo. Quem vai dizer que no afunilamento do túnel todo mundo vai ficar distante? Num campo de futebol, todo mundo é tomado pela emoção”, defendeu Caiado. 

Rebatendo argumentos de alguns dirigentes sobre aglomeração nas ruas e em locais públicos,Caiado sustenta que não é comparável, uma vez que nesse caso envolve o direito de ir e vir. “Uma coisa é o cidadão sair da sua casa, com o direito de ir e vir, e ir para a rua. Não pode comparar as pessoas circulando nas ruas com as pessoas autorizadas a se aglomerar em um recinto”, disse. 


CBF Covid-19
P U B L I C I D A D E