P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

A Justiça determinou o sequestro de bens e de um imóvel, incluindo veículos de luxo. Contas bancárias de vários dos investigados também foram bloqueadas

Operação investiga desvio de R$ 10 milhões do Programa Farmácia Popular em Goiás

23/09/2020, às 15:08 · Por Pedro Lopes

Foi deflagrada nessa quarta-feira, 23, a Operação Abutre, que apura suspeitas de fraudes do Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde (MS). O esquema teria ocorrências nos estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e Distrito Federal (DF). O chefe do esquema seria um empresário do ramo farmacêutico, embora ele não tenha diploma na área. 

Estima-se que o grupo teria desviado R$ 10 milhões entre os anos de 2015 e 2020. A operação também aponta que ao menos 50 pessoas estejam envolvidas, além de 30 farmácias. 

O chefe de quadrilha foi alvo de busca em sua residência em um condomínio de luxo em Brasília. No local foram apreendidos armas de fogo e anabolizantes. Ele foi preso em flagrante e levado a delegacia do DF. A Justiça determinou o sequestro de bens e de um imóvel, incluindo veículos de luxo.  Contas bancárias de vários dos investigados também foram bloqueadas. 

O esquema consistia em comprar farmácias que estavam a beira da falência e, na posse dos dados dela, as cadastram no programa. Porém, as farmácias eram fechadas e as vendas eram fraudadas. Assim, todo o valor do benefício ficava com os envolvidos no esquema. 

Operação Abutre Farmácia
P U B L I C I D A D E