Poder Goiás

Goiânia, 25/04/24
Matérias
Divulgação

UTI em Goiânia, onde a capital também registra uma queda sustentada e paulatina, segundo os balanços divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde

Tendência é de queda em ocupação de leitos para Covid-19 em Goiás

10/09/2020, às 08:05 · Por Pedro Lopes

O sistema de saúde de Goiás tem observado nas últimas semanas uma tendência de redução na demanda de leitos para tratamento de Covid-19. A baixa pode ser notada mais fortemente nas redes municipais de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, além da rede estadual no interior de Goiás, principalmente no Entorno do DF.

Enquanto na rede de hospitais reguladas pelo governo estadual a ocupação das UTIs para Covid-19 permanece variando entre 80% e 85% há algum tempo, a ocupação nos leitos administrados pelas três maiores cidades do estado viu uma queda considerável.

Em Anápolis, em meados de agosto, a ocupação das UTIs chegou a 68% dos 50 leitos regulados pela prefeitura, ameaçando recolocar a cidade no cenário de risco moderado. As internações, todavia, começaram a cair e, na manhã desta segunda, 38% das UTIs municipais tinham pacientes. A queda também foi notada nos leitos de enfermaria, que superou 70% em agosto e baixou para 43% em setembro.

A capital também registra uma queda sustentada e paulatina, segundo os balanços divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. No dia 20 de agosto, a ocupação estava em 73% nas UTIs e 71% na enfermaria. No boletim de segunda (7), 63% dos leitos de enfermaria e 60% das vagas para tratamento de Covid-19 de Goiânia estavam ocupadas.

O alívio sobre o sistema de Aparecida de Goiânia também vem se sustentando. Mesmo com o fim do escalonamento regional há um mês, os leitos geridos pelo município estão menos sobrecarregados. Conforme o último boletim, de domingo (6), a ocupação das UTIs da rede pública era de 61%, mantendo uma tendência de queda paulatina que começou há cerca de quatro semanas. Na rede privada, que ajusta a oferta conforme a demanda, se observa lotação total há várias semanas.

Em Rio Verde, que viveu uma crescente de casos no início de junho com um surto no setor fabril, o cenário é ainda melhor. A ocupação dos leitos públicos municipais de UTI para Covid-19 está em 25%, segundo boletim de domingo. A enfermaria tem 22% das vagas ocupadas. Os dados na cidade vêm se mantendo nesse patamar há semanas.


Covid-19 UTI's
P U B L I C I D A D E