Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Ranking elaborado pela Transparência Internacional colocou Goiânia na primeira colocação com relação ao uso de recursos emergenciais e doações no combate à pandemia

Sob comando de Iris, Goiânia fica em 1º lugar em transparência de gastos durante a pandemia

01/09/2020, às 20:01 · Por Pedro Lopes

Sob o comando do prefeito Iris Rezende (MDB), a capital goiana conquistou o primeiro lugar entre as prefeituras mais transparentes com as informações relacionadas ao uso de recursos emergenciais e doações no combate à pandemia, de acordo com a ONG Transparência Internacional (TI). 

João Pessoa (PB), Macapá (AP) e Vitória (ES) aparecem em seguida como mais transparentes em relação a divulgação sobre uso de recursos emergenciais e doações. 

Já Maceió (AL), Aracaju (SE), São Luís (MA) e Teresina (PI) obtiveram as piores colocações no ranking das capitais. São Paulo ficou na 14ª colocação e o Rio de Janeiro, na 22ª. 

Ranking 

A TI começou a divulgar o ranking sobre transparência no combate à covid-19 em maio, com periodicidade mensal, com o intuito de cobrar informações detalhadas sobre as contratações emergenciais de estados e suas capitais e, dessa forma, dar instrumentos para a sociedade fiscalizar o uso dos recursos e coibir possíveis atos de corrupção. 

As contratações emergenciais são necessárias para dar agilidade à compra de serviços e equipamentos para fazer frente à pandemia, mas abrem um flanco e criam oportunidades para o mau uso do dinheiro público. Uma forma de impedir isso é garantir que os governos forneçam informações detalhadas sobre como os recursos estão sendo gastos.

A mais nova edição do ranking, ampliou os critérios de avaliação. Entre outros pontos, passou-se a analisar também a transparência nas doações recebidas pelos governos, nos pacotes de estímulo à atividade econômica (linhas de crédito e isenção fiscal, por exemplo) e nas medidas de proteção social (como o auxílio emergencial).


Iris Rezende Goiânia Transparência
P U B L I C I D A D E