Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Atualmente são 356 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 156 de UTI e 200 de enfermaria

Goiânia terá mais 140 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

13/07/2020, às 15:14 · Por Pedro Lopes

A secretária Municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Muré, apresentou nesta segunda-feira, 13, durante a coletiva à imprensa sobre a reabertura do comércio, um balanço das ações da pasta neste período de pandemia do coronavírus. Nas próximas semanas, segundo anunciado pela gestora, Goiânia deverá ganhar mais 140 leitos de UTI. 

De acordo com a secretária, foram definidos quatro eixos de trabalho para a condução das ações durante a pandemia. Eles se dividem entre as necessidades dos pacientes, dos trabalhadores da saúde, a garantia da transparência e a divulgação de informação qualificada à população e à imprensa.

Uma das grandes preocupações durante a pandemia é a oferta de leitos. Desde o surgimento dos primeiros casos, a Prefeitura de Goiânia está adquirindo e negociando a abertura de novos vagas para garantir o atendimento aos pacientes. 

O resultado desse trabalho, segundo Fátima Mrué, é que até o momento nenhum paciente de Goiânia esperou para conseguir um leito. Atualmente são 356 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 156 de UTI e 200 de enfermaria. A maior parte está no Hospital e Maternidade Célia Câmara, que se tornou referência para Covid-19 desde sua entrega.

As unidades de saúde também receberam adequações físicas e de fluxos de trabalho como forma de prevenção à contaminação tanto de funcionário quanto de pacientes. Além disso, mais de 100 treinamentos e capacitações de profissionais foram realizados. 

Fátima Mrué comentou ainda sobre a taxa de incidência de contaminação e de mortalidade. Os dados apresentados mostram que Goiânia está entre as seis com menor incidência em comparação à média do Brasil e é a oitava em menor média de mortalidade.

A secretaria de saúde garantiu ainda a transparência das informações sobre o cenário de contaminação. “Foi criado o Informe Epidemiológico para divulgação diária dos números como novos casos confirmados, óbitos, índice cumulativo, curva , total de profissionais contaminados, sintomas e pacientes recuperados. O Informe já está em sua 101º edição”, afirmou. 

Na oportunidade, Mrué lembrou que, agora, Goiânia caminha para a abertura segura das atividades comerciais e sociais. “Todo o trabalho já realizado e a ações que ainda serão implantadas estão sendo construídas para que possamos sustentar essa abertura de forma responsável, com protocolos seguros de forma que possamos combinar tanto proteção da saúde e da vida, como a proteção social e econômica das famílias”, finalizou.


Prefeitura de Goiânia Fátima Mrué Coronavírus
P U B L I C I D A D E