Matérias
Divulgação
13ª edição da prova contou com percursos de 5 km e 10 km, caminhada e corrida infantojuvenil e teve como tema o Setembro Amarelo
Aparecida Correndo Pela Vida bate recorde e reúne mais de 2 mil atletas
21/09/2026, às 08:45 · Por Redação
A 13ª edição da corrida Aparecida Correndo Pela Vida +Saúde bateu recorde de participação e reuniu mais de 2 mil atletas profissionais e amadores, incluindo pessoas com deficiência, na manhã do último domingo (20), em Aparecida de Goiânia. A programação contou com provas de 5 km e 10 km, caminhada e corrida infantojuvenil pelas ruas da região central da cidade.
Neste ano, o evento teve como tema o Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre saúde mental e valorização da vida. A iniciativa também uniu esporte e solidariedade: cada participante entregou dois quilos de alimentos não perecíveis para retirada do kit da corrida. Os produtos serão destinados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a famílias em situação de vulnerabilidade e entidades parceiras.
A largada ocorreu às 7h, na Avenida Gervásio Pinheiro, em frente à Praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela. Os atletas passaram por pontos como a Praça da Matriz, a Avenida Independência e o Parque da Família.
O prefeito Leandro Vilela participou da prova ao lado da primeira-dama Lana Bezerra e de secretários municipais. Para ele, o crescimento da corrida demonstra a força da iniciativa e o envolvimento da população com práticas esportivas.
“É uma corrida pela vida, pela saúde, pelo relacionamento das pessoas, pelo entretenimento e pela comunhão. O nosso governo, junto com o trabalho da primeira-dama Lana e de toda a equipe, está apoiando, incentivando e estimulando cada vez mais as práticas esportivas na nossa cidade”, afirmou.
Leandro também parabenizou os atletas, organizadores e parceiros responsáveis pela realização do evento.
Esporte para todas as idades
Além das provas de 5 km e 10 km, a programação contou com caminhada e corrida infantojuvenil. A tradicional maratoninha reuniu crianças e familiares e incentivou a prática esportiva desde cedo.
A participação de pessoas com deficiência reforçou o caráter inclusivo da competição. Todos os participantes receberam medalhas, enquanto os atletas que se destacaram nas diferentes categorias foram premiados com troféus.
A primeira-dama Lana Bezerra destacou a importância da iniciativa para a promoção da saúde e do bem-estar.
“É bonito ver tantas pessoas reunidas, de diferentes idades, correndo, caminhando e, principalmente, compartilhando um momento de saúde e alegria. A valorização da vida precisa estar presente todos os dias, e o esporte é uma ferramenta muito importante para promover saúde, bem-estar, convivência e qualidade de vida”, afirmou.
Na prova de 10 km, Gustavo Barros conquistou o primeiro lugar. Já a corredora Elizabeth de Paiva, que participou pela primeira vez de uma prova em Aparecida, destacou a estrutura e o percurso da competição.
Valorização da vida
O secretário executivo de Ação Integrada e organizador-geral da corrida, Júlio Lemos, ressaltou que a escolha do Setembro Amarelo como tema ampliou a mensagem do evento.
“O Aparecida Correndo Pela Vida é um evento anual que incentiva o esporte, a saúde, a prevenção e a convivência. Neste ano, escolhemos o Setembro Amarelo como tema para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental e da valorização da vida”, afirmou.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, André Fortaleza, destacou que a corrida já está consolidada no calendário esportivo de Aparecida de Goiânia.
“Hoje, Aparecida já é referência na corrida de rua, com atividades que movimentam a cidade durante todo o ano. É Aparecida em movimento”, afirmou.
Esporte e solidariedade
Idealizada pelo então prefeito Maguito Vilela, a corrida chega à 13ª edição como uma das principais atividades do calendário esportivo municipal.
A iniciativa foi realizada pela Secretaria Executiva de Ação Integrada e pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com chancela da Organização Brasileira de Desenvolvimento e Cidadania (OBDC).
A edição contou com patrocínio da UniMais, Link Telecom, Paz Universal, Sesi, Leben H2O e Federação Goiana de Atletismo, além do apoio dos supermercados Tatico, da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito e da Guarda Civil Municipal.
Aparecida Correndo Pela Vida Prefeitura de Aparecida





