P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/06/24
Matérias
Divulgação

Diminuição equivale ao consumo de energia do estado do Acre no mesmo período

Consumo de energia cai 7% em Goiás durante quarentena

28/04/2020, às 10:40 · Por Pedro Lopes

O isolamento social fez consumo de energia elétrica cair 7% em Goiás nos primeiros vinte dias de abril em relação ao mesmo período de março, segundo estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A redução foi causada pelas medidas tomadas pelo governo estadual para evitar propagação do coronavírus com a limitação de atividades econômicas. Em quatro semanas, a redução foi de 143 Megawatt médio (MWm), o que equivale a mais do que foi consumido em todo o Estado do Acre (123 MWm) no período.

No País, a média no Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu 14%. No mercado de contratação regulada, em que o consumidor compra das distribuidoras – que é o caso dos residenciais –, o recuo foi de 13%, enquanto no ambiente livre chegou a 18%.

O Estado com maior variação negativa foi o Rio Grande do Sul (30%). Goiás aparece no ranking – que não considera Roraima, por não ser interligado ao SIN – apenas na 19ª posição. Segundo o gerente executivo de Segurança de Mercado e Informações da CCEE, Carlos Dornellas, o que traz essa diferença entre regiões é o conjunto de medidas adotado na pandemia, o nível de adesão da população e o perfil de consumo.

“Estados que têm maior atividade industrial têm impacto mais forte. Isso porque mesmo que as pessoas estejam em casa e o consumo da classe residencial tenha crescido, ele representa apenas um quarto do setor regulado. Os grandes consumidores são comércios e indústrias", comenta Carlos Dornellas. 

A flexibilização ocorrida a partir de decreto estadual de 19 de abril não entrou no estudo, mas os reflexos dela serão mensurados pela CCEE. Neste mês, o acompanhamento observou recuo crescente do consumo, que passou de 4% para os 7%. Com maior movimento nas ruas, a demanda por energia tende a ter aumentado e mudado um pouco o cenário. 


Eneel Energia Elétrica CCEE Goiás
P U B L I C I D A D E