Matérias
Divulgação
Não sei como Leonel Brizola não levantou do túmulo gritando aos quatro ventos: “Eu sabia! Eu sabia!”. O gaúcho dizia que o PT era a UDN de macacão e, diante dessa afirmação, parece que Lula dá razão ao histórico líder pedetista
Coluna do Pablo Kossa: Ser ou não ser esquerdista? Eis a questão
20/06/2026, às 23:17 · Por Pablo Kossa
O papo de cafezinho rolava solto na última reunião do G7, que aconteceu na França. Numa rodinha, conversavam Lula, a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, e o chanceler alemão Friedrich Merz, quando o brasileiro soltou a frase que ganhou manchetes Brasil afora:
"Eu nunca fui esquerdista."
Até agora não sei como Leonel Brizola não levantou do túmulo gritando aos quatro ventos: “Eu sabia! Eu sabia!”. O gaúcho dizia que o PT era a UDN de macacão e, diante dessa afirmação, parece que Lula dá razão ao histórico líder pedetista.
Na política, assim como na física, enxergar onde alguém se encontra depende sempre do referencial. Brizola considerava o Partido dos Trabalhadores à direita por se enxergar à esquerda dele. Pura questão de referencial.
Na construção histórica do PT, Lula não tinha a menor paciência para a masturbação digressiva em que os intelectuais da fundação do partido se embrenhavam para conceituar a orientação ideológica da sigla que começava a se organizar. Lula era um sindicalista, não um teórico.
Para aqueles que voltavam do exílio e enxergavam no PT uma possibilidade de concretização de seus sonhos, e em Lula a figura de um líder popular e carismático capaz de capitanear esse processo, o metalúrgico era simplório demais. Provavelmente, concordariam com Brizola.
Nesse sentido, a afirmação de Lula de que nunca foi um esquerdista tem lastro.
Agora, invertendo a questão do referencial, quando alguém como, digamos, Bolsonaro olha para Lula ou Brizola, na régua que marca a posição ideológica de cada um, certamente o ex-presidente os enxergaria à esquerda, muito à esquerda mesmo. Até porque, à direita de Bolsonaro, que figura histórica poderia ser encontrada? Aquele alemão do bigodinho que infernizou o planeta na década de 1930?
Lula Leonel Brizola Eleições 2026 Ideologia Coluna Pablo Kossa Esquerdismo Lenin



