Poder Goiás
Goiânia, 22/04/26
Matérias
Divulgação

Entidade aponta risco técnico e insegurança jurídica após medida do Conselho Federal de Enfermagem ampliar atuação na área de saúde mental

Conselho de Psicologia de Goiás critica parecer que autoriza enfermeiros a aplicar terapia cognitivo-comportamental

21/04/2026, às 11:11 · Por Redação

O posicionamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que autorizou enfermeiros a utilizarem a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), provocou reação imediata do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região (CRP-09), em Goiás. A entidade classificou a medida como um avanço indevido sobre atribuições que, segundo defende, são próprias da Psicologia.

A controvérsia teve início após a publicação do Parecer nº 6/2026 pelo Cofen, que reconhece a possibilidade de uso da TCC por enfermeiros em atividades assistenciais, desde que haja capacitação técnica e respeito aos limites legais da profissão.

Para a presidente do CRP-09, Jéssica Amorim, a decisão gera insegurança jurídica e pode comprometer a qualidade do atendimento. Segundo ela, a prática psicoterapêutica exige formação específica e aprofundada, que vai além da capacitação pontual.

A entidade também destaca que a TCC é uma abordagem estruturada da psicoterapia, baseada na análise de pensamentos e comportamentos, e utilizada no tratamento de transtornos como ansiedade e depressão.

Diante do cenário, o CRP-09 notificou formalmente o Cofen e pediu a suspensão do parecer. O caso evidencia um embate entre categorias profissionais da saúde e deve ter desdobramentos administrativos e judiciais nos próximos meses, enquanto se discute a delimitação de competências na área de saúde mental.

Conselho Psicologia Enfermagem