Poder Goiás


Goiânia, 26/03/26
Matérias
Rodrigo Estrela

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, inaugurou nesta segunda-feira (23/3) o Centro de Recuperação PATA, voltado ao cuidado e recuperação de cães e gatos, com foco em animais em situação de rua

Câes e Gatos: Prefeitura de Aparecida inaugura Centro de Recuperação Pata

24/03/2026, às 10:21 · Por Redação

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, inaugurou nesta segunda-feira (23/3) o Centro de Recuperação Pata, voltado ao cuidado e recuperação de cães e gatos, com foco em animais em situação de rua. A iniciativa integra o Programa de Atenção e Tratamento Animal (PATA), idealizado pela primeira-dama Lana Bezerra e executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A nova unidade amplia a estrutura do programa, que registrou cerca de 4 mil castrações gratuitas em dez meses.

Durante a solenidade, Vilela afirmou que o município passou a contar com uma política estruturada na área. “Em menos de um ano conseguimos estruturar um programa sólido, eficiente e, acima de tudo, humano. Hoje, Aparecida tem uma política pública de proteção animal que é referência, e isso só foi possível graças a um trabalho coletivo, com destaque especial para a primeira-dama Lana Bezerra”, disse.

O prefeito também destacou a atuação da primeira-dama no projeto. “Esse é um trabalho voluntário, feito com amor, compromisso e responsabilidade. A Lana se dedica de forma incansável, e isso faz toda a diferença”, afirmou.

Lana Bezerra afirmou que a entrega da unidade representa a consolidação do programa. “É um motivo de muito orgulho para mim. Esse é um trabalho que faço de forma voluntária, com o coração. Ver esse espaço pronto, funcionando e mudando a realidade de tantos animais e famílias é algo que me emociona profundamente”, declarou.

A secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, explicou que os animais atendidos passam por avaliação, castração e recuperação no local. “Os animais que estão em portas de prédios públicos ou em situação de vulnerabilidade são acompanhados pela equipe do PATA, passam por avaliação, castração e recuperação aqui no centro. Depois, quando não são adotados, retornam aos seus locais de origem como animais comunitários”, disse.

Segundo ela, a estrutura conta com 22 módulos de pré e pós-operatório. “Com os 22 módulos de pré e pós-operatório, conseguimos oferecer mais segurança nos procedimentos, melhor recuperação e um atendimento muito mais humanizado”, afirmou.

A coordenadora do programa, Andréa Leão, destacou o impacto da iniciativa. “Aqui, conseguimos garantir que os animais tenham um acompanhamento adequado, desde o resgate até a recuperação e adoção”, disse.

Durante a cerimônia, a tutora Cristiane relatou a adoção de um cão resgatado pelo programa. “Eu estava na faculdade, durante a aula, e quando vi a publicação senti algo muito forte. Perguntei aos meus colegas se eu tinha condições de adotar, eles me apoiaram, e eu saí direto de lá, sem nem almoçar, para vir buscar o Floquinho”, afirmou. Ela também destacou a recuperação do animal. “O Floquinho começou a recuperar a dignidade quando foi acolhido pelo PATA”, disse.

O centro conta ainda com microchipagem, coleiras com QR Code para identificação e cadastro dos animais em plataforma digital de adoção. O financiamento do programa ocorre com recursos de multas ambientais e doações. O agendamento para castração deve ser feito pelo site oficial do programa. O cadastro exige documentos pessoais e, no caso de tutores particulares, inscrição no CadÚnico. Protetores independentes e organizações não governamentais são dispensados dessa exigência.


P U B L I C I D A D E