Matérias
Reprodução
Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, formalizou um acordo com a UFG para ampliar internato médico no HMAP
Prefeitura de Aparecida firma parceria com UFG para ampliar internato médico no HMAP
24/03/2026, às 07:05 · Por Redação
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, formalizou nesta segunda-feira (23/3) um acordo entre o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa prevê a atuação de estudantes do sexto ano de Medicina no hospital, dentro do programa de internato. A assinatura ocorreu com a presença da vice-reitora da UFG, Camila Caixeta, além de representantes da gestão municipal e da universidade. O convênio foi estruturado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e busca integrar formação acadêmica e atendimento na rede pública.
Durante o ato, Leandro Vilela destacou a estrutura da unidade. “O ranking Intellat apontou o HMAP como o 41º melhor hospital da América Latina, entre públicos e privados. No Brasil, é o 15º melhor e o 4º entre os hospitais públicos. Além disso, temos o recorde de cirurgias entre hospitais municipais do país. Essa é a saúde pública que queremos para Aparecida. Com essa iniciativa com a UFG, seguimos avançando na qualificação dos profissionais e dos serviços prestados à população”, afirmou.
O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, disse que o acordo amplia a capacidade de atendimento e contribui para a formação dos alunos. “Essa iniciativa fortalece a integração entre ensino e serviço, contribui para a qualificação da assistência e amplia a capacidade de atendimento. A presença dos internos promove troca de conhecimento, inovação e uma formação técnica e humanizada”, declarou.
Os estudantes atuarão em áreas como Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sob supervisão de profissionais da universidade e da equipe do hospital.
A vice-reitora Camila Caixeta afirmou que a parceria amplia a formação dos alunos. “É extremamente importante levar a Faculdade de Medicina para um hospital com essa estrutura e qualidade. A Prefeitura valoriza a universidade e isso gera retorno social rápido, consistente e com menor custo. Vamos formar profissionais preparados para transformar a realidade da sociedade”, disse.
O diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Marcelo Rabahi, avaliou que a medida fortalece o ensino no Sistema Único de Saúde (SUS). “Os alunos terão a oportunidade de vivenciar um SUS que funciona, com organização, qualidade e humanização. Isso contribui diretamente para a formação de profissionais mais preparados e comprometidos com o cuidado ao paciente”, afirmou.
Para o diretor médico do HMAP, Pedro Vieira, a presença dos estudantes reforça o papel da unidade na rede pública. “Receber alunos da UFG fortalece o papel do HMAP como centro de excelência, alinhado ao padrão do Einstein. Aqui, os estudantes terão contato com protocolos que salvam vidas diariamente, como o projeto SUPRA, referência no tratamento de infarto com alta eficácia. É a união entre ensino e assistência qualificando ainda mais o atendimento”, disse.
Após a assinatura, representantes da universidade visitaram a estrutura do hospital e conheceram indicadores operacionais, como capacidade de atendimento e integração com a rede de saúde.

