Matérias
Reprodução
Disputa interna do campo de esquerda para o Governo de Goiás ganhou novo capítulo após a presidente do Psol, Cíntia Dias, colocar o próprio nome no debate
Cíntia Dias entra no debate do PT e amplia disputa interna ao governo de Goiás
20/02/2026, às 09:29 · Por Redação
A disputa interna do campo de esquerda para o Governo de Goiás ganhou novo capítulo após a presidente do Psol, Cíntia Dias, colocar o próprio nome no debate. Ela se reuniu nesta quinta-feira (19/2) com a deputada federal Adriana Accorsi, que preside o diretório estadual do PT, para tratar de uma possível composição entre as siglas.
Durante o encontro, também foi discutida a realização de um evento em Goiás com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos. Cíntia defendeu a construção de uma aliança semelhante à adotada em outras eleições. “O PT e o Psol já fizeram parceria assim em São Paulo e propus ao PT a mesma dobradinha. Adriana demonstrou acolhimento ao meu nome que também somam com o do professor Edward Madureira”, afirmou ao Jornal Opção.
No PT, além de Edward Madureira, o advogado e ativista Valério Luiz Filho também mantém pré-candidatura. Os dois seguem na disputa interna e defendem candidatura própria ao Palácio das Esmeraldas.
Cíntia Dias afirmou que a decisão final caberá ao conjunto da federação partidária. “Mas essa parceria com PT é a nossa proposta”, disse. A dirigente também relembrou que já foi candidata ao governo em 2022 e aponta avanço nas articulações políticas para 2026.
A definição do nome do PT deve ocorrer até o fim de fevereiro. Segundo a vice-líder do partido na Câmara, o processo será conduzido em diálogo com a direção nacional, sob articulação de Edinho Silva.
Adriana Accorsi sustenta a tese de candidatura própria e descarta composição como vice em eventual chapa do ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Em nota, afirmou que não há diálogo em curso com os tucanos no âmbito estadual. Para Cíntia, a relação entre Psol e PT em Goiás é de cooperação e tende a se intensificar na disputa eleitoral.



