Matérias
Divulgação
Proposta da gestão Sandro Mabel prevê autonomia financeira para unidades realizarem manutenção e receberem emendas parlamentares
Prefeitura prepara projeto para repassar recursos a pequenas reformas na rede de saúde
20/02/2026, às 09:16 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia elabora um projeto de lei para permitir o repasse direto de recursos às unidades da rede municipal de saúde, com foco em manutenção e pequenas reformas. A proposta deve ser enviada à Câmara Municipal, conforme informações da coluna Giro, do jornal O Popular.
A iniciativa segue modelo semelhante ao Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (Pafie), aprovado no fim de 2025. O programa destinou R$ 62 milhões às escolas da rede municipal para preparação do ano letivo de 2026.
Segundo o prefeito Sandro Mabel (União Brasil), a intenção é ampliar o mecanismo para a área da saúde e incluir a possibilidade de destinação de emendas parlamentares. “Nós fizemos para as escolas e agora vamos fazer para os postos de saúde, para todas as unidades. Vamos fazer de um jeito que os vereadores também possam destinar emendas”, afirmou.
De acordo com o prefeito, o projeto passa por estudos orçamentários e deve ser encaminhado em breve. “Isso é para as unidades fazerem reformas em um banheiro, trocar uma luz queimada. Tudo isso faz uma diferença muito grande”, disse.



