P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 18/02/26
Matérias
Divulgação

JBS integra educação básica, capacitação técnica e mobilidade interna para formar lideranças no Brasil e no exterior

JBS estrutura trilha de formação e promove mais de 70 mil colaboradores em dois anos

18/02/2026, às 16:31 · Por Redação

A JBS estruturou um modelo de desenvolvimento que acompanha o colaborador desde a educação básica até posições de liderança. Com cerca de 280 mil funcionários no mundo, sendo 158 mil no Brasil, a empresa afirma que aposta na integração entre ensino formal, capacitação técnica, desenvolvimento comportamental e mobilidade interna para sustentar o crescimento de longo prazo. Nos últimos dois anos, a companhia promoveu mais de 70 mil colaboradores. 

Hoje, mais de 65 mil profissionais da JBS no Brasil pertencem à Geração Z. A estratégia inclui iniciativas educacionais e corporativas conectadas entre si. Um dos eixos do modelo é o Instituto J&F, mantido pelo grupo há 15 anos. Presente em mais de 30 unidades e com mais de 2,5 mil estudantes, o instituto oferece ensino fundamental, médio, técnico e superior, além de programas de capacitação voltados ao ambiente corporativo. Entre 2022 e 2024, cerca de 85% dos formados passaram a atuar em empresas do grupo.

“A formação de lideranças é um compromisso contínuo e parte do propósito da JBS como uma empresa educadora. Em um setor essencial como o de alimentos, a excelência operacional só se sustenta quando está apoiada em pessoas qualificadas, engajadas e alinhadas à cultura e aos valores da Companhia”, afirma o diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil, Fernando Meller.

A empresa também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas unidades fabris e mantém programas como o Evoluir, voltado a jovens aprendizes, além de vagas de estágio. Segundo Meller, “ao longo de mais de 70 anos, estruturamos uma agenda consistente de desenvolvimento de pessoas, que integra formação educacional, capacitação técnica, inclusão social e mobilidade interna. Acreditamos que a pessoa certa, no lugar certo e com o conhecimento adequado gera os melhores resultados”.

A trilha de liderança inclui programas como Masters de Produção e de Vendas, voltados à formação de supervisores, além de fóruns e workshops. A companhia também mantém iniciativas como o Germinare VET, focado em formação para a área de produção, e as Faculdades de Gestão Comercial e Excelência Operacional em Produção. O programa Global Talent oferece oportunidades internacionais em países onde a empresa atua.

Um dos exemplos citados pela companhia é o da gerente de exportação da Seara, Maria Luisa Bueno Ramos, 24. “Minha trajetória na JBS começou aos 14 anos. Considerando o período como aprendiz, estágios e posições efetivas, já são dez anos de Companhia”, afirma. Ela ingressou no Instituto J&F aos dez anos e concluiu o ciclo de educação básica em período integral. “A formação ia muito além da sala de aula tradicional. Estudávamos gestão de pessoas, finanças, logística, planejamento, contabilidade e direito”, relata. “Passei a aprender o idioma no instituto. Hoje, trabalho diariamente com mais de 20 países”, acrescenta.

Maria Luisa passou por diferentes áreas até assumir a gerência de exportação, onde lidera dois profissionais e responde pela estratégia comercial na América Central. Ela cursa MBA com apoio da empresa. “A JBS tem sido essencial para consolidar minha formação profissional e de liderança. Valores como disciplina, atitude de dono, humildade e simplicidade fazem diferença no meu dia a dia como líder”, afirma.

Para Meller, o modelo busca integrar crescimento empresarial e desenvolvimento individual. “Mais do que ocupar posições, estamos cumprindo nossa missão de oferecer a oportunidade de um futuro melhor aos nossos colaboradores. Essa engrenagem é o que garante que o crescimento sustentável dos nossos negócios caminhe lado a lado com a evolução das nossas pessoas”, conclui.