P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 11/02/26
Matérias
Divulgação

Desembargador Gilberto Marques Filho teve a aposentadoria voluntária formalizada por decreto assinado na terça-feira (10/2)

Desembargador Gilberto Marques Filho se aposenta após cinco décadas no Judiciário goiano

11/02/2026, às 09:24 · Por Redação

O desembargador Gilberto Marques Filho teve a aposentadoria voluntária formalizada por decreto assinado na terça-feira (10/2) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim. O ato passa a valer em 18 de fevereiro e encerra uma trajetória de 50 anos no Judiciário goiano. Ao comentar a decisão, o magistrado afirmou que o momento marca um balanço de sua atuação. “Procurei exercer minhas funções com compromisso institucional e respeito à missão do Poder Judiciário”, declarou.

Gilberto também ressaltou o apoio recebido ao longo da carreira. “Ao longo dessa caminhada, tive bons companheiros de trabalho e fui muito feliz, pois alcancei tudo o que almejei em termos de exercício da profissão. Contar com uma equipe especial e com a oportunidade de conviver com pessoas corretas, honestas e dedicadas foi fundamental para minha carreira. Essa base sólida me deu firmeza nas minhas condutas. Termino meu exercício na magistratura com a tranquilidade e a felicidade de saber que nunca corri riscos, justamente por ter ao meu lado uma equipe de primeira”.

Natural de Buriti Alegre (GO), é formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iniciou a carreira como advogado e ingressou na magistratura em março de 1976. Atuou nas comarcas de Arraias, Ivolândia, Guapó, Trindade, Mineiros e Goiânia.

Na capital, exerceu as funções de 1º corregedor e diretor do foro. Em 2002, foi promovido ao cargo de desembargador, com atuação na Primeira, Segunda e Quarta Câmaras Cíveis do TJGO. Também exerceu funções administrativas, como a de corregedor-geral da Justiça no fim do biênio 2009/2011, entre 4 de novembro de 2010 e 31 de janeiro de 2011, e novamente no biênio 2015/2017.

Na Justiça Eleitoral, integrou o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Foi vice-presidente e corregedor regional eleitoral em 2011 e assumiu a presidência em 2012. Em 1º de fevereiro de 2017, tomou posse como presidente do TJGO para o biênio 2017/2019. Gilberto Marques Filho também integra a Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj), com participação em iniciativas voltadas à área.


Aposentadoria Desembargador Gilberto Marques Filho TJGO Goiás,