Poder Goiás


Goiânia, 06/02/26
Matérias
Reprodução

Presidente estadual Adriana Accorsi afirma que definição ocorrerá durante encontro com Edinho Silva, em Salvador, nas comemorações dos 46 anos do partido

Adriana Accorsi diz que PT deve escolher entre Edward e Valério para disputar governo de Goiás

06/02/2026, às 09:43 · Por Redação

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás, Adriana Accorsi, afirmou que a disputa interna para definir o pré-candidato ao governo estadual em 2026 está restrita a dois nomes: Edward Madureira e Valério Luiz. A declaração ocorreu em Salvador, durante as comemorações dos 46 anos da legenda.

Em entrevista ao portal Mais Goiás, Adriana disse que o processo foi reduzido após manifestações internas de apoio. “Na reunião da executiva, dois pré-candidatos se mantiveram, mas manifestaram apoio ao candidato Edward. Então está mais ou menos afunilado entre Edward e o Valério”, afirmou. Questionada se a escolha sairá entre os dois, respondeu: “Sim. Um dos dois”.

Segundo ela, a decisão deve ocorrer até sábado (7/2), durante reunião dos dirigentes estaduais com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, que participa do encontro na capital baiana com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outros nomes que haviam se colocado na disputa interna, como Cláudio Curado e Luis César Bueno, retiraram as pré-candidaturas e declararam apoio a Edward, de acordo com Adriana. A dirigente afirmou que o tema será tratado diretamente com a direção nacional. “Vai ser objeto de conversa ainda hoje. O presidente Edinho vai falar com cada presidente dos estados juntamente com o grupo de trabalho eleitoral”, explicou.

Cláudio Curado comentou a retirada do nome. “Trabalho dentro da realidade, sem vaidade, para a hipótese do PT precisar de um plano B. Não tenho ilusão com isso. Mas me sinto preparado para a defesa do legado do governo do PT.”

Adriana ressaltou que a escolha levará em conta critérios políticos e eleitorais, além da articulação com aliados. “A gente espera sim que até sábado a gente anuncie também o nosso candidato a governador de Goiás”, disse.

Após a definição, o partido pretende avançar na construção da chapa com outras legendas. “Daí passa o seguinte, Domingos, é dialogar com os partidos da frente progressista, que a gente já está conversando desde o ano passado, para que apresentem nomes para a chapa. A gente vai montar a chapa com eles”, afirmou.

Ela citou PC do B, PV, PSOL, Rede e Cidadania como siglas que participam das conversas. Sobre o PSB, disse que o partido ainda não definiu posição no estado. “A gente continua dialogando. Aguardamos a filiação da vereadora Aava Santiago para conversar novamente com ela. A gente espera poder caminhar junto sim”.