Matérias
Reprodução
Marcelo Moreira busca consolidar nome na legenda e defende candidatura própria do partido ao governo de Goiás
Professor da UEG anuncia pré-candidatura ao Senado pelo Psol
05/02/2026, às 09:57 · Por Redação
O professor da Universidade Estadual de Goiás Marcelo Moreira lançou sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo Psol. Segundo o docente, a decisão resultou de debates internos e conta com apoio de lideranças de Anápolis, Valparaíso de Goiás e Senador Canedo, além de duas correntes partidárias.
“Dali, numa conversa, saiu meu nome pré-candidato ao Senado Federal”, afirmou Moreira, ao relatar o processo de definição. Ele disputa espaço com outros nomes da legenda, como Manu Jacob, de Goiânia, candidata ao Senado em 2022, e o presidente municipal do Psol em Aparecida de Goiânia, Humberto Chaves.
O partido integra federação com a Rede Sustentabilidade, o que amplia a necessidade de articulação interna e com a sigla federada. “Nosso nome está sendo construído agora. Estamos numa conversa mais próxima com a Rede. Inclusive localmente. Iniciei o debate com as representações locais da Rede e estamos construindo. Mas já temos um apoio que está crescendo”, disse.
A estratégia de Moreira se conecta ao debate sobre a linha eleitoral do Psol em Goiás. Ele defende candidatura própria do partido ao Executivo estadual, hipótese que perde força caso a legenda opte por integrar uma frente progressista mais ampla, com a Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) e o Cidadania. O professor avalia que as duas posições convivem no partido, com avanço da defesa de projeto próprio.
“Internamente há um debate realizado a fim de lançar o nome da Cíntia Dias, mas também há um debate de uma possível aproximação junto ao PT e numa frente ampla de partidos de esquerda e progressista. Tudo isso ainda é debatido. Integrantes do nosso grupo defendem o lançamento de uma candidatura própria em torno do nome de Cíntia Dias. Somos do Psol classista. Mas junto com outras forças dentro do Psol Goiás avançamos com essa possibilidade”, afirmou.
Para Moreira, a pré-candidatura ao Senado busca inserir o PSOL no centro do debate político estadual. “A ideia da pré-candidatura é mostrar que o Psol Goiás tem condições de participar do jogo político em nível de uma candidatura ao Senado Federal. E avançando no que se refere ao equilíbrio dos jogos. O que vemos são nomes da direita ou da extrema direita e estamos apresentando nosso nome para entrar no debate e equilibrar entre as principais forças desse tabuleiro”.


