Poder Goiás


Goiânia, 07/02/26
Matérias
Alex Malheiros

Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, revê plano de mudanças após dificuldade para formar equipe de reposição e mantém cobrança por resultados

Prefeito Sandro Mabel desacelera reforma no secretariado

05/02/2026, às 09:12 · Por Redação

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), reduziu o ritmo da reforma administrativa prevista para o comando de secretarias municipais. Tratadas como iminentes nas últimas semanas, as mudanças passaram por um ajuste de rota diante da dificuldade para encontrar nomes com perfil técnico e viabilidade política. Mabel avalia conceder uma “segunda chance” a secretários que figuravam entre os cotados para exoneração. 

A cobrança por resultados permanece, mas o prefeito considera o impacto prático de substituições em série no funcionamento da administração. Entre os auxiliares que estiveram sob pressão está o secretário municipal de Administração, Celso Dellalibera. A saída chegou a ser considerada provável, conforme o portal G5, mas o cenário atual indica permanência, ao menos no curto prazo.

No entorno do prefeito, a avaliação é de que a busca por um novo titular para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas) expôs riscos de mudanças extensas. A pasta ficou sem titular efetivo por cerca de seis meses: Diogo Franco deixou o cargo em agosto do ano passado; depois, Bárbara Jullienny assumiu interinamente até dezembro; apenas em janeiro Adonidio Neto tomou posse como secretário.

O receio no Paço é de que a dificuldade se repita em áreas estratégicas, como a Administração, considerada central para o funcionamento da máquina municipal. Com o novo desenho, as alterações tratadas como certas decorrem do calendário eleitoral. É o caso da presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, que deve deixar o cargo para disputar as eleições deste ano.