Matérias
Divulgação
O Centro de Goiânia não precisa de carros mais rápidos. Precisa de ruas mais seguras
Coluna do Pablo Kossa: Mabel deveria repensar transformar a Zona 40 em Zona 50
04/02/2026, às 19:21 · Por Pablo Kossa
Implantada em 2016, a Zona 40 é uma política pública de sucesso inconteste. O Setor Central de Goiânia ficou com ruas e avenidas mais seguras para quem transita por ali nessa década de vigência do limite de velocidade. Estou falando de dados, não de opinião tirada de recônditos obscuros de pitaqueiros que falam de trânsito com o mesmo entendimento que têm da teoria da relatividade.
Habilidoso que é, Sandro Mabel deveria repensar em transformar a Zona 40 em Zona 50. A elevação do limite de velocidade de 40 km/h para 50 km/h não é uma simples mudança administrativa. Contraria evidências empíricas produzidas pela própria cidade.
Segundo reportagem do Jornal O Hoje, baseada em dados apresentados pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), o número de acidentes e vítimas que precisaram de atendimento médico no perímetro da Zona 40 caiu de forma consistente (https://ohoje.com/2017/09/28/
O dado mais eloquente é o que no primeiro ano de implantação da medida não foi registrada nenhuma morte por atropelamento no perímetro da Zona 40. Em uma área historicamente marcada por intenso fluxo de pedestres, isso não é detalhe.
A doutora em Transportes do Instituto Federal de Goiás (IFG) Patrícia Margon disse ao Jornal Opção (https://www.jornalopcao.com.
O aumento da velocidade está diretamente relacionado ao risco de um acidente ser fatal. Dados do WRI Safer Cities apontam que um atropelamento a 60 km/h apresenta quase 90% de risco de morte, percentual que cai para cerca de 60% a 50 km/h e despenca para aproximadamente 20% quando a velocidade é de 40 km/h.
A Zona 40 salvou vidas goianienses. Simples assim.
O Centro de Goiânia não precisa de carros mais rápidos. Precisa de ruas mais seguras. E os números mostram que a Zona 40 cumpriu esse papel. Que o prefeito Sandro Mabel tenha sensibilidade de sair da lógica “carro-centrista” e coloque o transeunte do nosso querido Centrão como prioridade.
Zona 40 Zona 50 Trânsito Sandro Mabel Prefeitura de Goiânia


