P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 18/02/26
Matérias
Divulgação

Caiado e sua alta aprovação funcionam como ativo raro e valioso. Caso consiga ser candidato à presidência, o número 55 estará presente nas propagandas Brasil afora

Coluna do Pablo Kossa: Chapa de deputados do PSD agora ficou atrativa

03/02/2026, às 21:33 · Por Pablo Kossa

A filiação de Ronaldo Caiado ao PSD trouxe mudanças não só no quadro político brasileiro, mas também no goiano. Por aqui, produz um efeito imediato e concreto: o fortalecimento decisivo das chapas proporcionais do partido para deputado federal e estadual.

 

Convenhamos, o PSD não estava sendo visto como legenda atrativa para quem quer ir para a Alego ou Câmara Federal em 2027. As reclamações sobre a montagem das chapas por Vanderlan Cardoso saíram dos bastidores e foram pra ribalta.

 

O deputado federal Ismael Alexandrino já dizia aos quatro ventos que procuraria nova casa. Agora mudou. Em entrevista ao Giro do sempre preciso Caio Henrique Salgado de O Popular, o único parlamentar goiano do partido na Câmara diz que, com a chegada de Caiado, ele agora se animou a ficar no PSD. Vilmar Rocha, fundador do PSD em Goiás, afirma a Rafael Tomazeti do Diário de Goiás que está com 75% de chance de se candidatar novamente a deputado federal.

 

O governador vitaminou a sigla que estava meia bomba.

 

Sua alta aprovação funciona como ativo raro e valioso. Caso consiga ser candidato à presidência, o número 55 estará presente nas propagandas Brasil afora. Caso dê errado e saia ao Senado, ele rodará Goiás fazendo campanha para ele próprio e Daniel Vilela. O PSD só tem a ganhar.

 

Caiado reduz a incerteza que agentes políticos têm sobre suas próprias viabilidades eleitorais. Candidatos proporcionais vão para partidos que ofereçam perspectiva concreta de poder e continuidade. Com um ex-governador bem avaliado no comando, o PSD passa a ser visto como porto seguro eleitoral, capaz de organizar campanhas, distribuir tempo de TV, recursos e oferecer narrativa vencedora.

 

No fim das contas, o maior ganho do PSD em Goiás não está apenas na figura de Ronaldo Caiado como possível protagonista nacional, mas no impacto direto que sua chegada provoca na base. Em um jogo onde poucos puxadores definem destinos de chapas inteiras, tê-lo no topo da pirâmide pode ser a diferença entre conquistar o poder ou nadar muito pra morrer na praia.


PSD Ronaldo Caiado Eleições 2026 Pablo Kossa Coluna Gilberto Kassab Vanderlan Cardoso