Matérias
Divulgação
Direção do PT quer anunciar nomes estaduais durante evento de aniversário do partido, em Salvador, com presença de Lula
PT cobra definição de candidato ao governo em Goiás até 7 de fevereiro
03/02/2026, às 09:54 · Por Redação
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, solicitou aos diretórios estaduais que definam, até o próximo sábado (7/2), os nomes que disputarão os governos estaduais em 2026. O prazo coincide com a celebração dos 46 anos do partido, marcada para Salvador (BA), em evento que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é interpretado internamente como um pré-lançamento de sua candidatura à reeleição.
Em Goiás, quatro nomes estão colocados como pré-candidatos ao Palácio das Esmeraldas: o jurista Valério Luiz, o vereador Edward Madureira, o ex-deputado estadual Luis César Bueno e o jornalista Cláudio Curado. Os nomes foram reafirmados após reunião da Executiva estadual do PT, realizada nesta segunda-feira (2/2), em Goiânia.
Em nota, a deputada federal e presidente do PT em Goiás, Adriana Accorsi, afirmou que o encontro não teve como objetivo definir o candidato, mas reconheceu a pressão do calendário nacional. Segundo ela, a escolha deve ocorrer “nos próximos dias”. Questionada sobre a possibilidade de anunciar o nome antes do prazo estipulado por Edinho Silva, disse que “fará tudo para isso”.
Nos bastidores, porém, dirigentes petistas avaliam que a definição pode não ocorrer até o fim da semana. De acordo com interlocutores da legenda, o debate interno tende a se intensificar, com novas reuniões previstas. “Pelo tom da reunião de hoje, não acredito que seja definido até sábado”, afirmou um integrante do partido.
A disputa interna em Goiás se concentra, principalmente, entre Valério Luiz e Edward Madureira. Cresce, no entanto, a avaliação de que o jurista reúna mais condições de ser o escolhido para a cabeça de chapa, com a missão de construir um palanque para Lula no estado.
A leitura predominante no PT é de que Edward Madureira teria maior viabilidade eleitoral em uma disputa para a Câmara dos Deputados do que para o governo estadual. Além disso, a orientação nacional do partido prioriza a formação de chapas competitivas para o Legislativo, com foco em ampliar a bancada federal, estratégia semelhante à adotada pelo PL, principal adversário político da sigla.
Para o Senado, a tendência em Goiás é de apoio a um nome de partido aliado, como Cidadania ou PV.
Lançamento
O PT comemora seus 46 anos com uma programação entre quinta-feira (5/2) e sábado (7/2), em Salvador. A agenda inclui debates temáticos no Hotel Fiesta, no bairro Itaigara, e um ato político no sábado, no Trapiche Barnabé, com a presença do presidente Lula, além de ministros, parlamentares e dirigentes partidários.
Reunião
Na reunião desta segunda-feira, a Executiva estadual do PT ouviu, pela primeira vez de forma conjunta, os quatro pré-candidatos ao governo. Adriana Accorsi classificou o encontro como positivo. “Foi uma reunião muito boa e fraterna, todos foram ouvidos em clima democrático e animado”, afirmou.
Segundo a dirigente, a Executiva e os pré-candidatos seguirão em diálogo, enquanto ela mantém articulação direta com Edinho Silva. “Nós estamos trabalhando com o objetivo de avançar no rumo de um consenso o mais breve possível”, disse. Após a definição interna, o partido pretende apresentar o nome à frente progressista, formada por legendas como PCdoB, PV, Cidadania, Rede e PSol.
Para Adriana Accorsi, a existência de quatro pré-candidaturas reflete a mobilização da militância. “Vamos trabalhar para reeleger o presidente Lula, aumentar as bancadas progressistas e defender as pautas em que acreditamos, como o fim da jornada 6×1, a taxação dos milionários e a defesa do sem anistia”, afirmou.
Governo de Goiás PT Eleições 2026,

