Matérias
Divulgação
Marcus Vinícius Pereira Xavier foi preso em Portugal e teve extradição solicitada para iniciar cumprimento da pena no Brasil
Justiça determina pedido imediato de extradição de condenado pela morte de Valério Luiz
28/01/2026, às 16:05 · Por Redação
O juiz Lourival Machado da Costa determinou, nesta terça-feira (27), o imediato pedido de extradição de Marcus Vinícius Pereira Xavier, condenado por participação no assassinato do jornalista e radialista esportivo Valério Luiz de Oliveira. O réu foi preso no dia 12 de janeiro, em Portugal.
Na decisão, o magistrado destacou que Marcus já constava na Difusão Vermelha da Interpol e ordenou que o pedido seja feito com urgência para dar início ao cumprimento da pena imposta pela Justiça brasileira.
O despacho tem como base a Lei de Migração (Lei nº 13.445/2017) e determina que a serventia judicial providencie imediatamente o formulário de extradição ativa junto ao Ministério da Justiça, reunindo documentos como sentença condenatória, mandado de prisão, denúncia, antecedentes criminais e comprovação da localização do réu.
Valério Luiz foi assassinado em 5 de julho de 2012, em Goiânia, após deixar a rádio onde trabalhava. As investigações apontaram que o crime teve relação com críticas feitas pelo jornalista à diretoria do Atlético Goianiense, o que teria motivado o mandante do homicídio.
Justiça Marcus Vinícius Pereira Xavier Morte Valério Luiz

