P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 29/01/26
Matérias
Reprodução - Redes Socias

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado afirma que decisão mira disputa presidencial em 2026 e fala em “total desprendimento” na escolha do candidato do partido

Caiado deixa União Brasil e anuncia filiação ao PSD

28/01/2026, às 09:38 · Por Redação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta terça-feira (27/1) que deixou o União Brasil e se filiou ao PSD, presidido por Gilberto Kassab. A mudança ocorre no contexto da intenção de Caiado de disputar a Presidência da República em 2026, após avaliar que não teria espaço para viabilizar a candidatura na antiga legenda.

Antes de optar pelo PSD, Caiado negociou filiação ao Podemos e ao Solidariedade. A escolha final foi anunciada em vídeo gravado na residência de Kassab, ao lado dos governadores Ratinho Junior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), também citados como possíveis presidenciáveis do partido.

“Ao lado desses dois colegas, governadores muito bem avaliados, nós iremos disputar essa eleição em 2026. O que sair daqui candidato terá o apoio dos demais”, disse Caiado. Em seguida, afirmou: “Busco neste momento uma oportunidade para poder também contribuir com a discussão nacional de uma eleição em 2026. Para que nós possamos mostrar ao Brasil que este é um gesto de total desprendimento. Aqui não tem o interesse pessoal de cada um. Aquele que for escolhido, levará essa bandeira de um projeto de esperança”.

Kassab já havia recebido Caiado para conversas sobre filiação em 2025, mas as tratativas avançaram nos últimos dias, após o governador concluir que a pré-candidatura não prosperaria no União Brasil. No PSD, Kassab conta ainda com Ratinho Junior e Eduardo Leite como alternativas ao Palácio do Planalto.

Leite e Ratinho Junior deram declarações de boas-vindas. “Antes da nossa aspiração individual como agentes políticos vem a nossa aspiração como brasileiros. O Brasil precisa encontrar um rumo que devolva esperança para as pessoas”, afirmou o governador gaúcho.

O presidente do PSD havia sinalizado apoio a uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O cenário mudou após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indicar o filho Flávio Bolsonaro (PL) como nome do grupo para a disputa.

Na mesma noite, Caiado publicou carta ao presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, em tom de despedida e pedido de apoio. “Tenho grande estima pelo nosso partido, mas minha determinação de devolver o Brasil aos brasileiros fala mais alto”, escreveu. No texto, ele acrescentou: “Tivemos uma longa jornada juntos. Temos fortes princípios que nos unem e é em nome destes ideais que, mesmo deixando o partido, me sinto confortável para pedir o apoio de cada membro do União Brasil nessa nova caminhada para endireitar nosso país”.


Política União Brasil PSD Ronaldo Caiado Goiás,