Matérias
Reprodução
Senador Jorge Kajuru afirma ter iniciado tratamento de Parkinson no fim de 2025
Kajuru diz ter sido diagnosticado com Parkinson e avalia disputar eleição por São Paulo
27/01/2026, às 09:55 · Por Redação
O senador Jorge Kajuru (PSB), 65, revelou ter recebido diagnóstico de mal de Parkinson em dezembro de 2025. Em entrevista à coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele afirmou que já iniciou o tratamento e que ainda avalia se seguirá na política após o fim do mandato, previsto para este ano.
Segundo Kajuru, a notícia da doença o levou a reconsiderar os próximos passos da carreira pública. Ele disse que a primeira reação foi “querer sair correndo” da política, em tom de brincadeira, mas afirmou que passou a analisar a possibilidade de disputar uma vaga de deputado federal por São Paulo, hipótese levantada pelo próprio partido.
“É o desejo do PSB. Começou com a opinião do amigo ministro Márcio França [Empreendedorismo] e agora é de todo partido. Depois de ter sido diagnosticado com mal de Parkinson eu decidi priorizar a minha saúde. Tenho que pensar bem nesse novo desafio, São Paulo é meu maior público nas redes sociais”, disse Kajuru ao Painel.
O senador já havia indicado que não pretendia tentar a reeleição ao Senado e que poderia retomar a atuação como jornalista esportivo na televisão. Caso confirme a mudança de domicílio eleitoral, será a primeira vez que concorrerá a um cargo fora de Goiás.
Kajuru iniciou a trajetória política em 2016, quando foi eleito vereador de Goiânia com 37,9 mil votos, o maior número já registrado no município. Dois anos depois, venceu a disputa para o Senado por Goiás com mais de 1,5 milhão de votos.
Em agosto do ano passado, ele se licenciou do mandato por 30 dias para tratar fraqueza muscular, insônia, ansiedade e depressão. Diabético, o senador também retirou um tumor no pâncreas em 2019.
Jorge Kajuru Parkinson Goiás,

