Poder Goiás
Goiânia, 26/01/26
Matérias
Divulgação

Mas uma coisa certa é que Deus não dá asa a cobra. Parece que Ele só oferta a possibilidade do sabático para quem não o tira

Coluna do Pablo Kossa: Sinto inveja profunda de quem tira ano sabático

14/01/2026, às 02:45 · Por Pablo Kossa

Leio no jornal O Globo que Lulu Santos está de volta ao trabalho depois de tirar 2025 como ano sabático. O pior dos sentimentos tomou minha cabeça que quase não consegui terminar o texto. Eu exalava inveja por todos os poros. Como eu queria ser essa pessoa que pode se dar ao luxo de fazer um ano sabático. Como eu queria...

Ter a possibilidade de pegar 365 dias sem me preocupar com as demandas atrasadas do trabalho, com prazos inexequíveis que só top por causa da conta no vermelho, com aporrinhações diversas que o proletariado enfrenta diariamente... Meu Deus, que sonho.

Tem quem olha pra minha rotina de mil trabalhos em funções diversas e me imagina workaholic. Não, meu filho, sou qualquer coisa menos um fissuradinho por trabalho. O que tenho é fartura de boletos, duas filhas e financiamento de casa e carro pra dar conta em 30 dias corridos. E sei que no mês que vem já começo devendo tudo isso de novo. E no outro, e no outro, e no outro...

Vivendo sempre tentando tirar a corda do pescoço, invejo do fundo dos meus piores sentimentos os privilegiados do sabático.

Fico pensando no que é acordar sem o infernal alarme do celular lembrando que você é pobre e precisa mexer a bundinha pra viver. Seria um privilégio ter como pauta diária só cuidar da própria alimentação, fazer exercícios e aprimorar a mente com livros, filmes e discos. Um ano só com isso ocupando a agenda. Que sonho!

Por isso que também tenho bode gigante de quem tem a possibilidade financeira de levar a vida mais relax e fica arrumando sarna para se coçar. Se você, por méritos ou herança, já tem dinheiro suficiente pra ficar de boa até o dia em que bater as botas, lembre-se do que o próprio Lulu canta: vamos nos permitir. É isso, se permita a viver longe do estresse.

Mas uma coisa certa é que Deus não dá asa a cobra. Parece que Ele só oferta a possibilidade do sabático para quem não o tira. E, pelo desenho dado de minha vida, nunca serei do time desses privilegiados. Como ser humano nada evoluído que sou, só me resta invejar os sortudos.

Que inveja do Lulu Santos...


Lulu Santos Ano Sábatico Pablo Kossa Coluna 2026 Trabalho Folga Férias