Matérias
Divulgação
Plataforma criada pela gestão Vilela reúne mais de 200 serviços on-line, acelera a regularização de imóveis e contribui para aumento de construções e abertura de empresas no município
Aparecida Digital se consolida e impulsiona instalação de empresas na cidade
08/01/2026, às 14:16 · Por Redação
A implantação do Programa Aparecida Digital vem consolidando um novo modelo de Gestão Pública em Aparecida de Goiânia, com impacto direto na agilidade de serviços urbanos, na regularização de imóveis e na atração de novos empreendimentos. Lançada na gestão do prefeito Leandro Vilela, a plataforma concentra hoje mais de 200 serviços digitais, permitindo que cidadãos e empresários resolvam praticamente todo o trâmite de licenças, alvarás e consultas urbanísticas de forma on-line.
Os reflexos aparecem nos números. Com mais de 100 mil empresas ativas, sendo quase 9 mil abertas apenas em 2025, segundo a Junta Comercial de Goiás, o município registrou forte crescimento na demanda por serviços ligados à regularização de imóveis comerciais e residenciais.
Somente no ano passado, a Secretaria Municipal de Planejamento e Regulação Urbana contabilizou 23,6 mil consultas de Uso do Solo – Funcionamento, procedimento que verifica se determinado imóvel e endereço são compatíveis com a atividade pretendida. Também foram realizados 7,8 mil processos de consulta para construção, etapa que antecede a liberação de obras.
“O resultado é de um trabalho duro de reorganização da cidade. Recuperamos o asfalto, modernizamos 100% da iluminação pública, retomamos a limpeza urbana e devolvemos a Aparecida a confiança de quem quer investir e empreender”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
De acordo com ele, a atual gestão encontrou a cidade com ruas esburacadas, iluminação precária, acúmulo de lixo, unidades de saúde sem insumos, salários atrasados e cerca de R$ 500 milhões em dívidas. “Viramos essa página com planejamento, organização e responsabilidade”, reforçou.
O secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Andrey Azeredo, destaca que o número de construções iniciadas cresceu 15% em 2025. Foram 3.409 alvarás de construção concedidos, contra 2.971 no ano anterior. “Com a retomada do desenvolvimento econômico e da melhoria da infraestrutura, o investidor voltou a confiar em Aparecida para fazer negócios”, avaliou.
Além disso, a Prefeitura homologou 3.603 Habite-se no último ano, documento que atesta a conclusão das obras, indicando que milhares de novos imóveis passaram a ser efetivamente ocupados por famílias e empresas.
Digitalização acelerou processos
A mudança de patamar ocorreu principalmente após o lançamento do Aparecida Digital, em abril de 2025. Com a plataforma, o número de projetos protocolados e analisados virtualmente saltou de 337 em 2024 para 3.931 em 2025.
O programa ampliou o acesso da população aos serviços públicos, reduziu prazos e custos administrativos e tornou a tramitação mais transparente. Hoje, a quase totalidade dos pedidos de licenças urbanísticas ocorre de forma digital.
“Quem quer investir não pode ficar refém da burocracia. Nossa determinação foi simplificar processos e entregar respostas rápidas ao contribuinte”, afirmou Vilela.
Com a digitalização, a Prefeitura aposta na modernização administrativa como estratégia para sustentar o crescimento urbano e fortalecer o ambiente de negócios no município.
Aparecida Digital Prefeitura de Aparecida Leandro Vilela
