Poder Goiás
Goiânia, 13/01/26
Matérias
Divulgação

Vereadora irá comandar o PSB em Goiás e ninho tucano perde principal renovação em muitos anos

Saída de Aava Santiago do PSDB impõe forte baque à pré-candidatura de Marconi

07/01/2026, às 09:35 · Por Redação

Ao anunciar a troca do PSDB pelo PSB, a vereadora por Goiânia Aava Santiago impõe forte turbulência a pré-candidatura do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que tenta retornar ao Palácio das Esmeraldas. Principal renovação no ninho tucano em muitos anos, Aava preferiu trocar de legenda para ampliar sua base eleitoral, assumindo a presidência estadual do PSB, além de ter conforto para apoiar a reeleição do presidente Lula. 

A saída foi anunciada como costurada com Marconi e que Aava mantém o apoio ao tucano na disputa pelo governo. Porém, os interesses do ex-governador e da vereadora são inconciliáveis neste momento. Enquanto Marconi tenta estruturar uma quinta candidatura ao governo e se apresenta como oposição local e nacional, Aava quer ser deputada federal na base de Lula e ajudar a abrir palanque para o presidente em Goiás. 

O mais provável, portanto, é que Marconi siga com sua candidatura ao governo, ainda que de forma isolada. Já Aava Santiago deve ajudar a construir o palanque de Lula em Goiás, com uma candidatura própria numa aliança formada por PT, PDT, PV, Rede, além do próprio PSB. 

Por enquanto, a conveniência da afirmação pública de que seguem próximos atende a dois interesses: o de Aava que não quer ver seu mandato de vereadora questionado Justiça Eleitoral; enquanto Marconi não quer demonstrar que perdeu o nome mais promissor no ninho tucano, para não dizer o único. 

‘Tempo Novo’ envelheceu

A pré-candidatura de Marconi ao governo naturalmente já convive com forte cheiro de naftalina. O discurso é o mesmo, os exemplos de gestão pararam no tempo e os aliados que restaram são tão (ou mais) desgastados do que ele. O tucano foi eleito governador pela primeira vez em 1998 e tenta volta ao cargo quase três décadas depois. 

Antes jovem, representante do Tempo Novo – seu famoso slogan de campanha –, o tucano agora é o ‘velho’ da vez, para repetir a expressão repetida por ele contra o principal adversário. Jovens como Aava Santiago ainda tentavam dar a Marconi alguma vitalidade, ar de atualidade. 

A vereadora chegou a rodar com o ex-governador em lugares descolados, frequentados por jovens – ainda que o tucano parecesse totalmente avesso com suas roupas formais e nenhuma afinidade com rodas de samba. Sem Aava, cercado de políticos já aposentados por decisão do eleitor, Marconi soa ainda mais preso ao passado.


Aava Santiago Marconi Perillo PSDB PSB Eleições 2026