Poder Goiás
Goiânia, 13/01/26
Matérias
Divulgação

Reuniões da Federação Brasil da Esperança com PSOL e Rede apontam esforço para unificar chapas e definir candidatura ao governo até o fim de janeiro

Esquerda intensifica articulações para formação de frente para 2026 em Goiás

06/01/2026, às 10:44 · Por Redação

 A presidente estadual do PT em Goiás, deputada federal Adriana Accorsi, conduziu nesta segunda-feira (5/1) a primeira reunião de 2026 da Federação Brasil da Esperança, formada por Partido dos Trabalhadores, PCdoB e Partido Verde. O encontro reuniu dirigentes das siglas com o objetivo de alinhar estratégias para o próximo ciclo eleitoral em Goiás.

Participaram da reunião o presidente do PV, Cristiano Cunha; o presidente do PCdoB, Honório Ângelo; o secretário de Comunicação do PT-GO, Nelson Galvão; e o secretário de Organização do PCdoB, Caio Barbalho.

“Estamos bastante unidos e o nosso objetivo agora é ampliar a frente progressista a partir da Federação”, afirmou Adriana Accorsi, ao comentar o teor da reunião.

Na sequência, a deputada também se reuniu com as presidentas do PSOL, Cíntia Dias, e da Rede Sustentabilidade, Lília Monteiro. As conversas tiveram como foco o processo eleitoral de 2026 e a construção de uma estratégia conjunta para a disputa em Goiás.

Segundo Adriana, a prioridade das reuniões foi discutir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a formação de chapas progressistas competitivas, tanto para os cargos majoritários quanto para as disputas proporcionais. De acordo com ela, as siglas já estão mobilizadas e apresentando nomes para compor o projeto eleitoral.

Na semana anterior, a dirigente petista anunciou seis lideranças que se colocaram à disposição para disputar o governo estadual pela frente progressista: o vereador e professor Edward Madureira (PT), o advogado Valério Luiz (PT), o presidente do Partido Cidadania, Iure Castro; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Gilvane Felipe; o professor Jerônimo, que foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Adriana em Goiânia; e o ex-governador José Eliton.

Atualmente, já estão alinhados à articulação os partidos da Federação Brasil da Esperança e o Partido Cidadania. As conversas buscam avançar com Rede, PSOL, PDT e PSB, que também poderão indicar nomes para a composição da chapa. A meta do grupo é afunilar as discussões e definir um nome para a disputa ao governo de Goiás até o fim de janeiro.


Política Esquerda Federação Brasil da Esperança PSOL Rede Goiás,