Poder Goiás
Goiânia, 12/01/26
Matérias
Reprodução

Deputada Silvye Alves segue no União Brasil, mas já tratou de filiação com a direção estadual da sigla; Republicanos negou interesse

Silvye Alves mantém conversas com o Novo

04/01/2026, às 08:25 · Por Redação

A deputada federal Silvye Alves negocia uma possível filiação ao Partido Novo. Ainda formalmente vinculada ao União Brasil, a parlamentar já se reuniu com o presidente do Novo em Goiás, Alano Queiroz, para discutir o tema, conforme apurado pelo jornal Opção. Eleita em 2022 com 254.653 votos, Silvye foi a deputada federal mais votada no estado. 

Desde o início do mandato na Câmara dos Deputados, porém, passou a registrar embates internos com o União Brasil, partido pelo qual se elegeu. Em setembro, a parlamentar anunciou a intenção de deixar a legenda após relatar que teria sido “pressionada” a votar favoravelmente à chamada PEC da Blindagem. A proposta acabou rejeitada no Senado, mas o episódio ampliou o desgaste político da deputada junto ao eleitorado.

Na ocasião, dirigentes do União Brasil negaram qualquer tipo de pressão e atribuíram o posicionamento da deputada a uma dificuldade de sustentar publicamente suas decisões no plenário da Câmara. Nos bastidores, também circulou a possibilidade de filiação de Silvye ao Republicanos. A hipótese, contudo, foi descartada pelo presidente estadual da sigla, Roberto Naves, que afirmou que o partido não tem interesse em filiar parlamentares que já exercem mandato.


Política Silvye Alves União Brasil Novo Goiás,