Poder Goiás
Goiânia, 12/01/26
Matérias
Reprodução

Legenda filia quatro ex-parlamentares e articula chapa competitiva para a Assembleia Legislativa

Novo amplia quadro com ex-deputados e projeta primeira vaga na Alego

01/01/2026, às 08:21 · Por Redação

O diretório estadual do Partido Novo em Goiás formalizou, na segunda-feira (29/12), a filiação de quatro ex-deputados estaduais e passou a projetar, pela primeira vez, a eleição de um representante para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) nas eleições de 2026. A avaliação foi feita pelo presidente da sigla no Estado, Alano Queiroz, ao confirmar a ampliação do quadro de pré-candidatos.

Ingressaram na legenda os ex-deputados José de Lima (mandato entre 2011 e 2015), Leandro Sena (2003 a 2007), Santana Gomes (2015 a 2019) e Misael Oliveira (2003 a 2007; 2007 a 2011; 2011 a 2015). Todos se colocam como pré-candidatos a deputado estadual e se somam a Frei Valdair, também pré-candidato à Alego, e a Humberto Teófilo, filiado com foco na disputa ao Senado.

Segundo Alano Queiroz, o conjunto de filiações cria base para um desempenho inédito do Novo na Assembleia. “As chances são totais de o Novo iniciar com o primeiro deputado estadual na Alego”, afirmou. A direção trabalha com a hipótese de eleger até três parlamentares estaduais, enquanto estrutura, em paralelo, a chapa para a Câmara dos Deputados.

Além dos ex-deputados, o partido negocia a entrada de suplentes com atuação em Goiânia. Santana Gomes ficou na terceira suplência da Câmara pelo PRTB, e Leandro Sena é o primeiro suplente do Solidariedade; ambos deixam as legendas antes da janela partidária. O Novo também espera a filiação de Amarildo Filho, primeiro suplente do PL e pré-candidato a deputado federal, que busca aval para a troca antes do prazo legal.

Outro nome citado para a chapa federal é Raphael da Saúde, suplente do Solidariedade, que informou ter autorização da direção partidária para a mudança. Completa o desenho o quarto suplente do MDB, Silvio Vaz, apontado como pré-candidato à Câmara. A direção estadual informa que novas filiações devem ser anunciadas nas próximas semanas, com o objetivo de ampliar a presença do Novo em diferentes regiões do Estado e consolidar as chapas proporcionais para 2026.


Política Eleições 2026 Filiações Novo Goiás,