Poder Goiás
Goiânia, 13/01/26
Matérias
Reprodução

Ativista ambiental João Paulo Vaz da Silva, de 27 anos, conhecido como João Planta, está desaparecido desde o dia 8 de dezembro em Alto Paraíso de Goiás

Ativista conhecido como João Planta desaparece na Chapada dos Veadeiros

28/12/2025, às 08:04 · Por Redação

O ativista ambiental João Paulo Vaz da Silva, de 27 anos, conhecido como João Planta, está desaparecido desde o dia 8 de dezembro em Alto Paraíso de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros. O caso passou a ser divulgado por amigos e familiares, que criaram um perfil nas redes sociais para reunir informações e atualizar o andamento das buscas.

Em relato ao jornal O Popular, um amigo afirmou que João Planta teria saído de casa para ajudar pessoas a empurrar um carro e, desde então, não foi mais visto. Segundo os relatos, ele deixou todos os pertences para trás e saiu apenas com a roupa que vestia.

“Ele saiu apenas com a roupa do corpo, deixando para trás todos os seus pertences. O desaparecimento repentino e sem notícias tem causado muita angústia à família e aos amigos”, diz publicação feita no perfil criado para mobilização.

A Polícia Civil informou que o caso está sob investigação e que diligências seguem em andamento. Informações sobre o paradeiro do ativista podem ser repassadas diretamente à corporação pelo telefone (62) 3446-1127.

De acordo com amigos, João Planta mede cerca de 1,75 metro, é magro, de pele clara, olhos cor de mel, cabelos curtos castanho-claro, usa barba e colocou aparelho dentário recentemente.

Para ampliar a visibilidade do caso, amigos e familiares convocaram uma manifestação neste sábado (27/12), na Feira do Produtor Rural, ao lado da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás. O ato teve como objetivo mobilizar a comunidade local e reforçar os pedidos por informações que possam ajudar a localizar o jovem.

Atuação ambiental
Nas redes sociais, João Planta se apresenta como extrativista e agricultor. Segundo amigos, ele realizava uma especialização na área de destilação voltada ao manejo de plantas. O apelido surgiu pela relação próxima com a natureza e pelo trabalho com coleta e uso sustentável de espécies do Cerrado. Morador de Alto Paraíso, João é descrito como mateiro e coletor de plantas conhecido na região. “João é apaixonado por plantas, um ótimo amigo, não é envolvido com o crime e nós tememos por sua integridade física”, afirma uma das postagens feitas por pessoas próximas.


João Planta Desaparecido Alto Paraíso de Goiás,