P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Foto: Divulgação

Caiado e Iris estão entre os primeiros do Brasil a decretar decreto emergencial ainda na semana passada

Diferente de Bolsonaro, Caiado e Iris crescem na crise do coronavírus

17/03/2020, às 03:11 · Por Eduardo Horacio

Bem diferente do comportamento do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes, o governador goiano Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) têm tudo para saírem bem da crise do Covid-19 (novo coronavírus). Ambos estão colocando o Goiás e Goiânia de quarentena à revelia do Governo Federal.

Caiado e Iris estão entre os primeiros do Brasil a decretar decreto emergencial ainda na semana passada (quando 90% dos prefeitos e governadores nem sonhavam admitir isso) e agora saíram novamente na frente ao forçar uma semi-quarentena dos goianos, com escolas fechadas (em todos nos níveis), feiras suspensas, zoológico e Mutirama fechados, limpezas constantes de ônibus, rodoviárias fechadas, autorização para home-office no que é possível no serviço público e, principalmente, comércio restrito, incluindo shoppings (a partir de quinta-feira, 19).

Caiado e Iris também pediram à Infraero para fechar o aeroporto de Goiânia, mas aguardam a resposta do inoperante governo federal. Não dá pra esperar o vírus aparecer, quando ele dá sinais numa localidade, é porque ele já circulou bastante – os especialistas dizem que sua propagação é até dez vezes mais forte do que um vírus comum.

Todos os virologistas e epidemiologistas são unânimes em dizer: melhor uma quarentena de 15 a 60 dias agora, bem no início da propagação do vírus em Goiás, do que projetar um caos completo e colapso sem prazo determinado, como na Itália.

Sobre o prejuízo que a paralisação pode provocar na economia, Goiás poderá sair em situação privilegiada do restante do país e Caiado e Iris saírem maiores da crise. “Quanto mais nós diminuirmos os casos de contaminação do coronavírus, mais cedo nós recuperaremos a economia do Estado de Goiás”. 



Ronaldo Caiado Iris Rezende Prefeitura de Goiânia Governo do Estado covid-19 coronavírus Jair Bolsonaro
P U B L I C I D A D E