Poder Goiás
Goiânia, 12/01/26
Matérias
Reprodução

Equipe goiana soma 18 pontos, faz melhor campanha de sua história na elite nacional e mira evolução no returno da competição

Goiás Vôlei encerra primeiro turno da Superliga em 5º e garante vaga inédita na Copa do Brasil

25/12/2025, às 08:31 · Por Redação

O Goiás Vôlei fechou o primeiro turno da Superliga masculina com campanha histórica. A equipe terminou a primeira metade da fase classificatória na 5ª colocação, com 18 pontos, e assegurou, pela primeira vez, uma vaga na Copa do Brasil, marcada para janeiro de 2026. Trata-se do melhor desempenho de um time goiano no início da principal competição nacional de clubes.

O técnico Hítalo Machado, no comando do projeto desde 2022, destacou o feito, mas ponderou sobre a sequência do campeonato. “Nós fechamos o primeiro turno em 5º, o que para nosso Estado e nossa equipe é um feito histórico. Isso nunca aconteceu no cenário do voleibol nacional para a gente. Estamos fazendo história, mas sabemos que a competição só encerra depois do segundo turno. Então temos que manter os pés nos chão. Tem muita coisa para acontecer”, afirmou.

A campanha do Goiás Vôlei no turno inicial teve seis vitórias e cinco derrotas, nenhuma delas por 3 sets a 0. A equipe terminou com seis pontos de vantagem sobre o Monte Carmelo, primeiro clube fora da zona de classificação aos playoffs da Superliga. Entre os resultados mais expressivos está a vitória por 3 sets a 1 sobre o Vôlei Renata, líder da competição, fora de casa, ainda na segunda rodada. O resultado marcou a única derrota do time paulista, que lidera a Superliga com 29 pontos e dez vitórias.

Uma das marcas da equipe goiana foi a capacidade de reação ao longo das partidas. Todas as seis vitórias ocorreram após o time iniciar atrás no placar. Quatro delas vieram por 3 sets a 1, diante de Vôlei Renata, JF Vôlei, Viapol São José e Suzano. Outras duas foram conquistadas em viradas por 3 a 2 contra Joinville Vôlei e Sesi Bauru, após a equipe perder os dois primeiros sets.

Nas derrotas, o Goiás Vôlei também manteve regularidade competitiva. O time venceu ao menos um set em todas as partidas e deixou de pontuar apenas em três jogos, todos encerrados em 3 a 1. Das cinco derrotas, duas foram no tie-break.

“Nós estamos desenvolvendo um bom trabalho, jogando bem, as equipes que ganharam da gente soaram muito. As pessoas brincam que o Goiás é inimigo do 3 a 0, porque nós lutamos em todos os jogos. Alcançamos bom nível técnico e tático, mas podemos evoluir como time para o returno”, avaliou Hítalo Machado.

O último compromisso do primeiro turno ocorreu no domingo (21), no Ginásio Rio Vermelho, quando o Goiás Vôlei perdeu por 3 sets a 1 para o Itambé Minas, em confronto direto pela 4ª colocação. O resultado garantiu ao time mineiro o mando de quadra no duelo entre as equipes pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Goiás Vôlei e Minas voltam a se enfrentar em jogo único, em janeiro de 2026, na casa do adversário, com data e horário a serem definidos pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Quem avançar segue para a semifinal, com chance de disputar a final, ambas em sede única, em Londrina (PR), no mês de março. Os demais confrontos da Copa do Brasil serão: Vôlei Renata x Sesi Bauru, Cruzeiro x Guarulhos e Praia Clube x Suzano. O campeão garante vaga na Supercopa de 2026 e no Campeonato Sul-Americano de 2027.

Antes do returno da Superliga, o elenco do Goiás Vôlei terá uma programação diferenciada durante as festas de fim de ano. O grupo folga no Natal, mas retorna aos treinos entre os dias 27 e 30 de dezembro, sendo liberado apenas no Ano Novo. A estratégia já havia sido adotada na temporada passada e resultou em bom desempenho no segundo turno.

“Novamente vamos trabalhar nesse período entre Natal e Ano Novo. É algo que dá resultado, a maioria das equipes descansa. Nós também tiramos uns dias de descanso, mas treinamos entre Natal e Ano Novo para iniciar o segundo turno à frente de outras equipes. Conseguimos ter um volume físico melhor, podemos fazer ajustes que não conseguimos fazer no dia a dia de rotina de treino. Temos um ganho enorme”, explicou o treinador.

O Goiás Vôlei volta à quadra no dia 10 de janeiro, na abertura do returno da Superliga, diante do Praia Clube, atual terceiro colocado, em Uberlândia, às 18h30.


Esporte Goiás Volei,