Matérias
Divulgação
Durante homenagem a Iris Rezende, filha do ex-governador afirma que disputa busca preservar política baseada na escuta e na presença nos bairros
Ana Paula Rezende confirma pré-candidatura ao Senado
20/12/2025, às 13:48 · Por Redação
A homenagem ao ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende, realizada neste sábado (20/12) no setor Jardins do Cerrado, em Goiânia, ganhou contornos políticos com a confirmação pública da pré-candidatura de Ana Paula Rezende ao Senado. A declaração ocorreu durante a abertura do Deputados Aqui, que levou serviços e atendimentos à comunidade.
Ao justificar a decisão, Ana Paula afirmou que a pré-candidatura está vinculada à continuidade do modelo de atuação política adotado por Iris, centrado na escuta da população e na presença nos territórios. O evento reuniu moradores, lideranças locais e representantes do poder público e destacou práticas associadas aos mutirões implantados ao longo da trajetória do ex-governador.
“Nunca vi tanta gratidão, tanto amor nas pessoas. As pessoas aqui são felizes. As pessoas aqui são gratas”, afirmou Ana Paula, ao relatar o contato com moradores durante a preparação da homenagem. Segundo ela, a relação do pai com a população extrapolava a função institucional. “Meu pai foi um político presente de corpo e alma. Ele participou desse projeto aqui do começo ao fim. Ele visitava as obras”, disse.
Ao abordar a forma de atuação de Iris, Ana Paula destacou a centralidade da escuta. “Ele estava presente de verdade. Ele sentia o que as pessoas estavam precisando e ele lutava por aquilo”, afirmou. Para ela, o mutirão simboliza uma prática construída ao longo de décadas. “O mutirão é um fruto de uma semente que ele plantou há quase 60 anos atrás”, declarou.
Questionada sobre a disputa eleitoral, Ana Paula confirmou a intenção. “É de verdade sim. Eu sou pré-candidata sim”, disse. Segundo ela, a decisão vai além da memória familiar. “Não é só para defender e honrar a história do meu pai. É para defender essa política que ele fez por 70 anos da vida dele, onde as pessoas são ouvidas, são respeitadas”, afirmou. “O povo está a perecer representante à altura dos sonhos dela. A gente não pode deixar esses exemplos e essas missões que ele deixou serem esquecidas”, completou.
Durante o evento, Ana Paula citou demandas locais, como a ausência de áreas de lazer. “Foi pedido para mim aqui ontem um parque. Aqui falta praças”, disse. Ela informou que, por meio do instituto que preside, apresentará o projeto de um parque para a região. “Que esse parque seja entregue até o próximo Natal, para que as pessoas possam usufruir e serem mais felizes ainda”, afirmou.
Presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela afirmou que a decisão de Ana Paula é legítima e associou a iniciativa à preservação do legado político de Iris. “Nós tivemos referência, exemplo, e é através desse exemplo que nós vamos conseguir continuar uma história de um Estado bem representado politicamente”, disse. Daniel afirmou ainda que sempre a incentivou a ingressar na vida pública. “Tenho a certeza absoluta de que essa é uma missão que você não tem como abrir mão”, declarou.
Em tom institucional, Daniel afastou pedido explícito de apoio eleitoral. “Não estou aqui pedindo voto, não estou aqui querendo fazer nenhum tipo de pronunciamento eleitoral. Pelo contrário, estou aqui recordando a boa política”, afirmou. Segundo ele, o legado de Iris teve impacto duradouro. “Demonstrando o quanto ela é importante na vida das pessoas, o quanto ela foi transformadora para essa cidade e para esse Estado”, concluiu.
Política Ana Paula Rezende Daniel Vilela Goiás
