Matérias
Divulgação
Poderá sair derrotado eleitoralmente e reforçará o estigma de um político sem grupo
Renegado ao Senado, Vanderlan atira para todo lado e admite até o governo
15/12/2025, às 16:39 · Por Redação
O senador e presidente estadual do PSD, Vanderlan Cardoso, passou a considerar a possibilidade de disputar o Governo de Goiás em 2026, uma manobra que surge como resposta direta à falta de garantias de espaço para sua reeleição na chapa majoritária da base governista, liderada pelo vice-governador Daniel Vilela. A postura, no entanto, reforça o histórico de dificuldades do parlamentar em formar grupos políticos sólidos, que o têm levado a atuar como um "candidato de si mesmo" em diversas eleições.
Vanderlan, que já disputou a prefeitura de Goiânia três vezes (2016, 2020 e 2024) e o governo estadual em duas ocasiões (2010 e 2014), acumula um histórico de seis trocas partidárias, um indicativo da instabilidade em suas alianças. Embora insista ser "de projeto", o senador demonstra frustração com o Palácio das Esmeraldas, afirmando não ver "disposição do governador [Ronaldo Caiado] e nem do vice em querer realmente o PSD participando, de verdade, de uma chapa para ser vencedora".
Diante desse cenário de incerteza, Vanderlan reage com um tom de desafio. “Eu não sou covarde, tenho coragem. Não fujo da raia, não. Em hipótese alguma", disse ao O Popular. Essa retórica de enfrentamento abre o caminho para que o senador considere alianças com a oposição, mencionando nomes como o de Marconi Perillo (PSDB) ou Wilder Morais (PL), ou até mesmo um lançamento próprio, indicando um "cenário aberto".
Contudo, a decisão de se lançar ao governo sem o apoio da máquina estadual e de uma ampla coligação de partidos submeteria Vanderlan, mais uma vez, a uma candidatura isolada, repetindo um padrão que, em todas as suas tentativas anteriores ao Executivo, resultou em derrotas e baixo desempenho. Ameaçando pular da base governista para concorrer contra ela, Vanderlan pode estar priorizando sua sobrevivência política sobre a viabilidade de uma vitória eleitoral. Poderá sair derrotado eleitoralmente e reforçará o estigma de um político sem grupo.
Vanderlan Cardoso PSD Goiás Eleições 2026
