Matérias
Reprodução
Kauan Victor da Silva, de 22 anos, usava o nome Kurt Schwarz nas redes sociais e integrava grupo de combatentes estrangeiros
Jovem de Anápolis morre em combate na Guerra da Ucrânia
14/12/2025, às 20:28 · Por Redação
O jovem Kauan Victor da Silva, de 22 anos, identificado nas redes sociais como Kurt Schwarz, morreu em combate na Guerra da Ucrânia. Natural de Goiás, ele morava em Anápolis, na região central do estado, e havia se juntado às fileiras de combatentes estrangeiros em julho deste ano. A morte foi confirmada por meio de manifestações de familiares e amigos nas redes sociais.
Ao jornal O Popular, um ex-colega de trabalho relatou que Kauan tinha o sonho de lutar ao lado das forças ucranianas. Segundo o conhecido, o jovem trabalhou em uma fábrica de ração para juntar recursos e viajar ao país em conflito com a Rússia, mas acabou sofrendo um golpe financeiro. “Ele era determinado e amava armas. Ele sempre foi muito acelerado, gostava de jogar paint-ball”, contou o ex-colega.
Após o prejuízo financeiro, Kauan passou a trabalhar em um restaurante de comida oriental. De acordo com o relato, foi nesse período que conseguiu reorganizar a vida e viabilizar a ida à Ucrânia. “Conseguiu se reerguer e realizar o sonho dele”, afirmou.
O restaurante onde Kauan trabalhava divulgou nota lamentando a morte. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família, amigos e todos que tiveram o privilégio de conviver com ele, deixando nossos mais sinceros sentimentos”, diz o comunicado.
A guerra na Ucrânia teve início em 2022, após a invasão do território ucraniano pela Rússia e a intensificação de ataques militares. Em novembro, a Ucrânia anunciou um período de consultas com aliados sobre caminhos para encerrar o conflito, após os Estados Unidos elaborarem uma proposta de paz e pressionarem o presidente Volodymyr Zelensky a analisá-la.
O Itamaraty tem reiterado alertas para que brasileiros não se envolvam no conflito, destacando os riscos extremos à vida e as dificuldades burocráticas e logísticas em casos de ferimentos ou mortes em zona de guerra.
