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Goiânia, 13/12/25
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Passageiros relatam caos e falta de informação; Procon autuou empresas por má prestação de serviço

Vendaval em São Paulo causa efeito cascata no Aeroporto de Goiânia, com 30 voos cancelados e Procon aplicando multas

12/12/2025, às 16:13 · Por Redação

Entre quarta (10) e quinta (11), 15 chegadas e 15 partidas foram canceladas no Aeroporto Santa Genoveva devido ao mau tempo no principal hub do País. 

O Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, enfrentou uma série de atrasos e cancelamentos de voos em decorrência do mau tempo e do vendaval histórico que atingiram o Aeroporto de São Paulo/Guarulhos na quarta-feira (10). A suspensão das operações no hub paulista, causada por um ciclone extratropical, gerou um efeito cascata que impactou dezenas de goianos.

Entre quarta-feira (10) e quinta-feira (11), o aeroporto de Goiânia registrou:

30 voos cancelados (15 chegadas e 15 partidas).

7 voos atrasados.

A Motiva, administradora do aeroporto, informou que a normalização das atividades depende das condições climáticas em São Paulo e que a medida de segurança era necessária.

Caos e Falta de Suporte

Passageiros reclamaram da falta de comunicação e suporte das companhias aéreas, mesmo após o cancelamento do voo.

O casal Fernanda dos Santos Mota e Lucas Moraes, disseram ao Jornal O Popular, que tinha uma viagem internacional para Londres marcada para quinta-feira (11), teve o voo para São Paulo cancelado. Ao chegar ao aeroporto, descobriu que a viagem para a Inglaterra havia sido remarcada para o dia 15, inviabilizando a viagem. "Não tem como irmos dia 15, não recebemos nada no e-mail com antecedência. Já estava tudo marcado", relatou Fernanda.

O técnico aeronáutico Wagner de Melo Oliveira também viajava para Londres e não foi notificado. "Vim direto para o aeroporto e, ao chegar aqui, me deparei com uma fila enorme. Continuo na fila sem resposta da companhia, sem nada", contou Wagner.

Já o professor Derly Henriques da Silva, com destino a Belo Horizonte, foi retirado da aeronave já na pista sob a justificativa de troca de tripulação. Posteriormente, descobriu que o avião menor havia decolado, mas somente com os passageiros de conexão, deixando-o para trás. "Fica parecendo que alguém foi passado para trás, que ficou de bobo na história? É muito ruim essa sensação", desabafou, após ser compensado com um ticket de alimentação e um voucher de R$ 500 para uso futuro.


Procon Aplica Multas por Má Prestação de Serviço

Diante do volume de reclamações, o Procon-GO enviou uma equipe de fiscalização ao Aeroporto Santa Genoveva. O gerente de fiscalização, Antonisio Teixeira, confirmou ao Jornal O Popular que o problema maior era a dificuldade das empresas em realocar os passageiros.


"E não nos restou outra opção a não ser autuar a empresa, principalmente pela má prestação de serviço, até porque muitos consumidores, muitos passageiros que lá estavam, nem sequer haviam sido avisados sobre o cancelamento de voo," disse Teixeira.


Durante a fiscalização, o Procon exigiu que as empresas fornecessem alimentação e hotel para os passageiros afetados. O órgão autuou as companhias e buscará monitorar os próximos passos, como a realização de reembolsos e remarcações.


O advogado também em reportagem do Jornal O Popular, orienta que, se a solução imediata não ocorrer, o passageiro deve guardar todos os comprovantes e buscar a reparação no Judiciário, que é obrigado a custear os danos (como diárias de hospedagem perdidas).


Aeroporto Santa Genoveva Procon Goiás