Poder Goiás
Goiânia, 13/01/26
Matérias
Divulgação

As obras estão adiantadas e a procura por hospedagem já se estende até Brasília

MotoGP 2026: Goiânia terá software de segurança e vidros europeus não reflexivos para sediar o evento mais veloz do mundo

10/12/2025, às 12:48 · Por Redação

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, está finalizando os preparativos com alto padrão de exigência para receber o Grande Prêmio de Motovelocidade (MotoGP) de 2026, marcado para os dias 20 a 22 de março. O governador Ronaldo Caiado (UB) divulgou, nesta terça-feira (9), detalhes sobre as adequações, que incluem tecnologia de ponta e materiais importados.


Segundo o governador, o evento contará com um software de segurança específico, garantindo uma cobertura "plena e total" durante a competição.


Além da segurança digital, as adaptações estruturais chamam a atenção. As vidraças de áreas como os camarotes foram trocadas por vidros não reflexivos, fabricados na Europa.


"Os vidros vieram da Itália, porque não pode ter reflexo para o piloto que passa a 367 quilômetros. É o mais veloz do mundo, o nosso autódromo," afirmou o governador.


Obras no Prazo e Fluxo de Transporte

Caiado assegurou que todas as obras exigidas pela organização internacional do MotoGP estão dentro do prazo. Ele citou a reconstrução da área médica e a construção de um viaduto. A última vistoria, realizada em 18 de novembro, já havia confirmado o cronograma adiantado dos ajustes.


Houve também mudanças na pista, incluindo o alargamento da área de fuga das curvas e melhorias em toda a parte de drenagem.


O planejamento logístico inclui um Plano Operacional de Transporte e Trânsito próprio para receber as mais de 200 mil pessoas esperadas. O plano prevê áreas de estacionamento externas e um fluxo de acesso ao autódromo planejado para evitar transtornos, com circulação única (apenas de ida) nos momentos críticos dos eventos.


Ocupação Hoteleira se Expande

A procura intensa pelo evento tem impactado a rede hoteleira da capital e região. Segundo o governador, a ocupação de leitos já se estende até Brasília.


"Não tem como a cidade de Goiânia absorver 250 mil pessoas. Então, tem pessoas em camping nos hotéis da região, como também até Brasília já tem as reservas feitas," destacou Caiado, mencionando que a venda de ingressos tem se esgotado rapidamente.


MotoGP 2026 Governo de Goiás