Poder Goiás

Goiânia, 05/12/25
Matérias
Divulgação

Decisão do CONFAZ padroniza reajuste do ICMS para todos os estados. Gasolina sobe 6,8%, diesel 4,4% e gás de cozinha 5,7%. O reajuste não partiu do Governo de Goiás, mas é obrigatório

Combustíveis terão aumento no imposto a partir de janeiro de 2026; alíquotas de gasolina, diesel e gás de cozinha sobem em todo o país

03/12/2025, às 16:33 · Por Redação

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou a atualização das alíquotas ad rem dos principais combustíveis, o que resultará em aumento nos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha em todo o país a partir de 1º de janeiro de 2026.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União em setembro, é de cunho nacional e obrigatória para todos os estados e o Distrito Federal, incluindo Goiás, que deve apenas cumprir a normativa.


Entenda a Sistemática

O reajuste segue a legislação federal, que determina a metodologia de cálculo para o imposto monofásico dos combustíveis. Essa sistemática padroniza a cobrança do ICMS em valor fixo por unidade (litro ou quilo) em todo o território nacional.É importante notar que o etanol não está incluído nessa sistemática ad rem. O combustível derivado da cana-de-açúcar permanece tributado pelo ICMS na modalidade ad valorem, que incide sobre o preço praticado nos postos, seguindo o modelo plurifásico tradicional.


Combustíveis Aumento CONFAZ ICMS