Poder Goiás

Goiânia, 03/12/25
Matérias
MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL

A abertura do processo para a primeira CNH poderá ser feita diretamente pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito

Resolução do Contran ameaça 800 autoescolas em Goiás com fim da obrigatoriedade de aulas para CNH

02/12/2025, às 17:44 · Por Redação

A nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, revoluciona o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e acende um alerta para o setor de Centros de Formação de Condutores (CFCs). A medida, que torna cursos teóricos opcionais e reduz drasticamente a carga horária prática, deve prejudicar cerca de 800 autoescolas credenciadas apenas no estado de Goiás.

O grande foco da mudança é a flexibilização de etapas que antes garantiam o faturamento das autoescolas. A resolução traz três alterações principais que enfraquecem o modelo de negócio dos CFCs:

Fim do Curso Teórico Obrigatório: O curso teórico de 45 horas-aulas, que era mandatório, agora se torna opcional. Além disso, o conteúdo passará a ser oferecido de forma gratuita e digital por meio do site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito.

Redução Drástica das Aulas Práticas: A carga horária mínima de aulas práticas obrigatórias foi reduzida de 20 horas para apenas duas horas.

Abertura para Autônomos: As aulas práticas, antes exclusivas das autoescolas, poderão ser ministradas por instrutores autônomos credenciados pelos Detrans.

Para o advogado especialista em Trânsito e membro da Associação dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Goiás, Robson Rios, as mudanças representam um sério risco aos empresários. "O curso teórico obrigatório e as 20 horas de aulas práticas eram a espinha dorsal da receita dos CFCs. Com a gratuidade do teórico e a redução de 90% na carga prática, além da concorrência dos autônomos, o prejuízo será imenso para os empresários do ramo", ressaltou.

 Resolução Imediata

A abertura do processo para a primeira CNH poderá ser feita diretamente pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito, simplificando a burocracia para o cidadão.

A resolução passará a valer integralmente após a sua publicação no Diário Oficial da União. Uma notícia que gera ainda mais preocupação para as autoescolas é o fato de que as novas medidas também se aplicarão a pessoas que já estão com o processo de habilitação em aberto, ou seja, o impacto nas matrículas ativas será imediato.


CNH Trânsito Contran Goiás