Matérias
Divulgação
Imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) será aplicado em dose única em gestantes a partir da 28ª semana para proteger recém-nascidos. O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças
SUS terá vacina contra bronquiolite a partir de dezembro; 1,8 milhão de doses são compradas pelo Ministério da Saúde
28/11/2025, às 10:53 · Por Redação
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (25) a aquisição de 1,8 milhão de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal agente causador da bronquiolite. A previsão é que a imunização comece no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro, assim que os imunizantes forem distribuídos a estados e municípios.
A vacinação visa proteger gestantes e, consequentemente, os bebês. A dose única deve ser aplicada na mãe a partir da 28ª semana de gravidez, oferecendo proteção passiva aos recém-nascidos.
A Gravidade do VSR e a Tecnologia
A chegada da vacina na rede pública é estratégica, visto que o VSR é um vírus de alta circulação e gravidade para o público infantil. Segundo o Ministério, o vírus é o causador de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos, sendo altamente contagioso.
A introdução do imunizante é fruto de um acordo de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a Pfizer, que produz a vacina Abrysvo.
Na rede privada, o imunizante já está disponível, mas com alto custo: a Abrysvo (Pfizer) custa cerca de R$ 1.760, e o nirsevimabe (Beyfortus/Sanofi), outra opção contra o VSR, chega a R$ 3.548. Há ainda o Arexvy (GSK), recomendado para pessoas acima de 60 anos. A vacina do SUS cobrirá a principal faixa de risco, que são os bebês.
Embora a maioria dos casos de bronquiolite seja leve, a doença provoca tosse e dificuldade para respirar e é uma das principais causas de internações hospitalares infantis no país, especialmente entre março e julho (período de maior circulação do vírus).
SUS Vacina Imunizante Bronquiolite

